A exposição Tudo muito rente ao chão, da artista Sarah Hallelujah e com curadoria de Uriel Bezerra, está montada na galeria do Ativa Atelier Livre em Salvador, e reúne trabalhos desenvolvidos ao longo da sua pesquisa de doutorado.
Caminhadas no semiárido baiano, realizadas nos anos de 2017 e 2018 da cidade de Uauá à Canudos Velho – Bahia, são experiências fundamentais para a construção dos trabalhos expostos, obras em diversas linguagens e múltiplos materiais: fotografias, cerâmicas, pinturas com terra, entre outros. Esses trabalhos constituem o relato dessas caminhadas, substâncias de um território” onde a artista irá compor o que intitula de uma “linguagem de chão”.
Nessas caminhadas ocorre o encontro com histórias de invizibilização, esvaziamentos, apagamentos, subtrações que se efetivaram por meio da aniquilação ao Arraial do Belo Monte. Segundo a artista:
“Quando caminhei pelo território do semiárido baiano estive atenta às marcas nesse caminho, marcas de uma vida em convivência com o semiárido, as invisibilizações, marcas na história e nos documentos que a legitimam, marcas da intervenção do estado, marcas do trabalho coletivo e cooperativo. Essas marcas estão
imersas na vida, e é na lentidão do andar a pé que se faz possível ver a terra, sentir o mundo, conversar com substâncias de um território. Escavar o chão, mexer na lama de uma história que foi submersa pelo açude do Cocorobó é fazer brilhar outras formas de vida possíveis. Para entender um pouco mais a nossa relação com as substâncias do mundo, a “matéria-chão”, as marcas que foram deixadas e aquelas que deixamos, e que precisamos sair ao encontro.”
Visitação:
Até 1 de outubro de 2022
Horários: quartas, quintas e sextas: das 15h até 19h - sábados: das 9h até 12h
Visita guiada pela artista: 28/09 - 16h
Sábado aberto: 01 de outubro - das 9h até 17h
Apresentação do processo de pesquisa e de criação com a artista: 01 de outubro, 15h.
Local: A Galeria do Ativa Atelier
Endereço: Rua Tupinambas 423 - 1º andar - Rio Vermelho
contato: ativa.atelier@gmail.com