Cidade

Salvador proíbe 2 mil pessoas
de usarem patinetes elétricos

A capital baiana conta com 938 equipamentos em operação

Foto: Jefferson Peixoto | Secom
Fiscalização na orla da Boca do Rio
Leia Mais Rápido
Mais de 2 mil usuários foram banidos da plataforma de patinetes elétricos em Salvador por mau uso. A GCM e a JET abordaram 10 mil pessoas em fiscalizações. O uso é proibido para menores de 18 anos e em dupla. A cidade possui 938 patinetes e 132 mil usuários cadastrados.

Mais de 2 mil usuários já foram banidos, em Salvador, da plataforma de aluguel de patinetes elétricos, por mau uso do equipamento e 10 mil abordados em ações de fiscalização realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pela JET, empresa credenciada para prestar o serviço na cidade.

Conforme estipulado no credenciamento municipal, a empresa mantém uma equipe permanente de fiscalização que circula diariamente na cidade, especialmente nas áreas de maior demanda. A cidade de Salvador foi pioneira em adotar esta medida como forma de promover a segurança de todos. Além disso, reduções de velocidade são aplicadas em áreas de intenso fluxo de pedestres.

No sábado (13 de setembro), a Semob, em parceria com a JET e a GCM, realizou uma ação de fiscalização na orla da Boca do Rio. Na situação, três pessoas foram flagradas utilizando o equipamento em dupla. “Geralmente são pais que dividem o equipamento com seus filhos. Nós entendemos que é um anseio das crianças, mas é um exemplo ruim para quem compartilha na sociedade o papel de educar”, disse Pablo Souza, secretário de Mobilidade.

Regras

O Decreto nº 40.301/2025, que estabelece as diretrizes para a circulação e utilização dos equipamentos na cidade, foi publicado em julho deste ano. Entre as regras estabelecidas estão a proibição do uso por mais de uma pessoa simultaneamente, além de ser proibida a utilização destes equipamentos por menores de 18 anos.

A empresa realiza também escolinhas de condução para os usuários, orientando sobre o uso do equipamento, assim como as regras de utilização. “Durante esses encontros, os usuários são orientados sobre as regras de utilização e circulação do equipamento, visando garantir a própria segurança e a dos demais transeuntes”, explica Guillermo Petzhold, assessor especial da Semob.

Desde o início da operação, já foram realizadas 91 escolas de condução que capacitaram mais de 5,4 mil pessoas. As escolas são realizadas todos os finais de semana, tendo como pontos fixos a Av. Magalhães Neto e o Jardim dos Namorados, ambos no domingo.

Salvador conta com 938 equipamentos em operação, e mais de 132 mil usuários estão cadastrados na plataforma.