Segurança

Sinal de GPS em celular ajuda na prisão de 4 homens em Salvador

Eles foram acusados de roubo e receptação

O sinal do GPS de um Iphone ajudou equipes da 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itinga) na localização de um quarteto responsável por roubar um transeunte, no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Um dos conduzidos, encontrado nessa terça-feira (16 de agosto), possuía mandado de prisão por tráfico de drogas.

Após ser roubada, no bairro Capelão, a vítima solicitou apoio dos integrantes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 81ª CIPM e informou que o sinal do telefone apontava a localização dos suspeitos.

As equipes seguiram para a localidade do Parque São Paulo e avistaram os quatro homens com as mesmas características dos assaltantes.

Eles foram abordados e os policiais encontraram quatro aparelhos celulares, uma balaclava, R$ 200 e dois simulacros de pistola usados no momento do crime.

O quarteto foi encaminhado, juntamente com o material, para a sede da 27ª Delegacia Territorial (DT) de Itinga.

Conforme o titular, delegado Guilherme Pernambuco, um dos suspeitos possuía um mandado de prisão por tráfico de drogas, expedido pela Vara de Jaguaquara.

“Nós ouvimos os quatro e, além de cumprir o mandado, eles foram autuados pelos crimes de roubo e receptação. Solicitei os exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e eles ficarão custodiados à disposição da Justiça  na sede da 23ª DT de Lauro de Freitas.”

Reconhecimento facial

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública auxiliou na captura de dois procurados por homicídio na capital baiana.

A tecnologia apontou as presenças dos foragidos, que possuíam mandados de prisão expedidos pelas 1ª Vara Criminal de Santo Amaro e Vara Criminal de Salvador, após o alerta de 95% de similaridade.

Com a captura, sobe para 369 o número de pessoas encontradas e presas com o auxílio da ferramenta, que está em expansão em Salvador e mais 77 municípios baianos.