Cidade / Segurança

Comunidade do Terreiro  Ilê  Obá L'okê realiza campanha contra ódio religioso

Ao povo de Axé, durante o mês de Agosto

Foto: Ismael Silva
Campanha contra a violência ao povo de terreiro que esta nas ruas com seus tabuleiros

Ainda hoje em algumas cidades do Continente Africana os ancestrais costumam percorrer vilas, mercados, lugarejos, bosques e as margens de rios.

No Brasil, apenas os ancestrais ligados à terra como Omolu, Obaluaiê, Azansun, Azaoany e Kavungo dentre outros não abriram mão de tal prática.

Este é pois o motivo pelo qual no mês de Agosto nas principais capitais do Brasil e particularmente na cidade de Salvador, Região Metropolitana e seu Recôncavo, adeptos das religiões de matriz africanas saem com tabuleiros de pipocas pelas ruas da cidade cumprindo um ritual aqui chamado Sabeje.

Assim como no Continente Africano, acredita-se que é um ritual de cura e proteção contra doenças realizado durante toda a caminhada por onde os ancestrais da terra passam.

Por debaixo das pipocas chamadas de “Flores do Velho” que hoje também sabemos que podem ser chamadas de “ Flores da Velha” , cobertas pelas palhas dentro do tabuleiro suspenso na cabeça da iniciada vai o segredo da cura, o remédio, a vacina. Vai o Deus sol que nos aquece e não deixa a morte chegar perto de nós. 

Neste sentido, o Babalorixá e Professor Vilson Caetano, propõe uma rede de solidariedade para garantir o mínimo de dignidade a estas pessoas que estão nas ruas ajudando a proteger a nossa cidade.

O mês de agosto é o que mais cresce o número de ocorrências de casos de racismo e ódio religioso praticado contra tabuleiros que estão na rua, que vão de constrangimentos verbais a violência física.

Foi pensando nisso que a Comunidade Senhor e Rei nas Alturas – Terreiro Ilê Oba L’okê, Lançou esta Campanha com a parceria da SEPROMI chamando a atenção para a necessidade das pessoas ficar atentas contra está a agressão e denunciar 

Ness agosto, tome a benção e proteja quem sai às ruas distribuindo a cura pela cidade 

Campanha contra a violência ao povo de terreiro que esta nas ruas com seus tabuleiros.

Se presenciar qualquer agressão disk 100 ou ligue 3117-7448.

Denuncie pelo telefone (71) 3117-7448 ou pelo Aplicativo : 

 https://play.google.com/store/apps/details id=br.mp.mpba.maparacismo&hl=pt_BR&gl=US