A Igreja do Rosário dos Pretos abre suas portas nesta terça-feira, às 18h, para uma missa especial em homenagem aos três santos de junho. O celebrante, o padre Lázaro Muniz, um dos mais queridos sacerdotes de Salvador, vai ter a árdua tarefa de agradar aos três santinhos – Antônio, João e Pedro – de uma só vez.
Mas antes da missa uma intensa e animada programação toma conta das ruas, praças e largos do Centro Histórico no quarto dia da primeira edição do São João do Centro Histórico, uma realização da ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor, com apoio da Prefeitura de Salvador e da inciativa privada.
Das 9h30 às 11h30, no Museu Eugênio Teixeira Leal, na Rua do Açouguinho, 1, será realizada para crianças a Oficina Colorindo o São João, com atividades para colorir e desenhos sobre a temática do São João. Também será exibido no local, no mesmo horário, na Sessão Cine Góes Calmon, o filme Zootopia.
Para adolescentes e adultos, às 10h e às 15h, serão realizadas duas edições da Oficina Comentada de Flores de Papel, no Memorial das Baianas, onde será ensinada a confecção de flores de papel e se falará sobre sua simbologia. Para quem gosta de artesanato outra boa opção é visitar no turno da tarde o Arraiá das Pretas, na Rua do Bispo, 30, onde há um memorial de bonecas negras.
Forró infantil - E as crianças curtiram muito o São João do Centro Histórico no final de semana. Jogaram capoeira no Terreiro de Jesus, onde está montado o Terreiro das Brincadeiras com suas barracas, subiram no touro mecânico a caíram muitas vezes, colocaram rabo no burro e até dançaram forró, acompanhadas dos pais e avós, provando como a festa oferece divertimento para toda a família, de forma gratuita, da Praça da Sé ao Largo do Santo Antônio Além do Carmo.
Forró de gente grande – Os adultos então puderam fazer a festa durante os três primeiros dias da programação. Shows de Gerônimo, Virgílio e Gutto Cabaré, forró pé de serra e shows com bandas de pequeno porte na Praça da Sé, no Cruzeiro do São Francisco, no Largo do Pelourinho e no Coreto do Santo Antônio Além do Carmo, garantiram verdadeiros bailes juninos céu aberto, com as apresentações de Geraldo Pita e Trio Alvorada, Zé de Tonha, Forró Fissura, Nando Borges, Trio Baruá, Trio Nazaré e Rafael Sá.
Nesta terça-feira tem mais forró em vários cantos do Centro Histórico : no Arraiá Ó PAÍ, Ó, das 12h às 22h, apresentação de grupos de forró tradicional na área externa do restaurante Opaió, no Terreiro de Jesus, 4; no Arraiá das Pretas, das 13h às 17h, música junina com comida e bebidas típicas, na Rua do Bispo, 30; no Merendas de Dona Flor na Casa Amarela, ao lado da Fundação Casa de Jorge Amado, das 16h às 20h tem comida, bebida, literatura de cordel e de autores nordestinos e show com o Forró Tripolar;
Parça da Sé, na Estação de Forró São Pedro, das 17h às 20h tem show de Rafael Sá; na Estação de Forró São João, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, das 18h30 às 21h tem Zéu Lobo e Alcatéia Banda; no do Santo Antônio Além do Carmo, no Coreto Musical Santo Antônio, das 18h às 21h, tem Luciano Sanfoneiro. E fechando a noite, na Arena Arromba Chão, às 20h, apresentação da Quadrilha Imperatriz do Forró, na Praça da é no monumento da Cruz Caída.
O São João do Centro Histórico é realizado pelos empreendedores do Centro Histórico, através da Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE), com correalização do Sebrae, e conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e também de apoios da iniciativa privada – AMVOX, Shopping da Bahia, Itaipava e Rede Bahia.