Gastronomia

Agricultores Familiares levam produtos regionais para ambiente universitário

Parceria entre a UNIFACS e a CAR abre possibilidades para diversas áreas

Foto: Divulgação
Ambiente universitário

Com o objetivo de aproximar os estudantes dos empreendimentos da Agricultura Familiar, uma parceria pioneira entre a UNIFACS e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), tem levado produtos regionais baianos ao ambiente universitário. Além de viabilizar a troca de experiências entre estudantes e agricultores, a iniciativa amplia as oportunidades de geração de renda e ações empreendedoras no campo.

Para a coordenadora do curso de Gastronomia, professora Luísa Talento, essa interação é importante e fundamental para o aprendizado. “Colocar os estudantes em contato com a realidade da Agricultura Familiar é possibilitar que eles possam conhecer e valorizar um pouco mais desses produtos e elaborar pratos e alguns insumos, utilizando esses derivados”, explica Luísa.

A professora conta que frutas como maracujá, abacaxi, umbu, laticínios e chocolates já deram formas a brownies de chocolate, trufas, cupcakes com geleias, flan, folhados, tortas, entre outras delícias já feitas pelos estudantes com produtos dos agricultores, através do Projeto de Extensão do Curso de Gastronomia - Nada se Perde, Tudo se Cozinha!

“Essa parceria abre possibilidades para diversas áreas, seja para quem trabalha na área de gastronomia, nutrição ou até veterinária. É uma oportunidade para que a universidade conheça nossos produtos e amplie as possibilidades de geração de renda e ações empreendedoras no campo”, destaca a consultora Letícia Lisboa, que trabalha há 10 anos com Agricultura Familiar por meio da CAR.

Membro da Coordenação de Inteligência de Mercado do Projeto Bahia Produtiva, Roberta Sousa diz que “é uma grata oportunidade poder mostrar aos estudantes um pouco da riqueza dos produtos da agricultura familiar da Bahia. Estamos na torcida que a parceria do Projeto Bahia Produtiva com a UNIFACS possa avançar ainda mais”.