Bahia / Nordeste

Partes da Bahia e de mais 7 Estados entram em alerta para chuva forte

Os acumulados podem ser de até 100 milímetros por dia, 5 vezes acima do normal

Parte dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe está em alerta laranja, que indica risco de grandes acumulados de chuvas até este sábado (4 de junho).

De acordo com o Inmet-Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados podem ser de até 100 milímetros por dia. O normal para esta época do ano é que esse volume diário fique entre 20 e 30 mm. Com isso, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, queda de galhos de árvores e corte de energia elétrica em muitos municípios desses estados.

Entre os locais que devem ser mais atingidos estão a região metropolitana de Recife, que, na manhã dessa sexta-feira (3), voltou a registrar fortes chuvas. Também estão na lista a Zona da Mata Paraibana, o leste sergipano, o leste alagoano e o nordeste baiano.

“O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional está em alerta máximo e orienta os moradores das regiões atingidas pelas chuvas a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS para o número 40199. Em caso de desastre, eles receberão um alerta on-line”, informa a meteorologista Rosane Duque Estrada Vieira. O Cenad também recomenda ficar atento ao Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).

O Inmet alerta para que a população dessas regiões evite enfrentar o mau tempo e esteja sempre atenta a alterações nas encostas. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em mais cinco cidades do País atingidas por desastres naturais. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira.

Das cinco cidades, três estão em Pernambuco e enfrentam as fortes chuvas que atingem o litoral da Região Nordeste. São elas: Passira (que também registrou enxurradas), Pombos e Vicência. No Amazonas, o município de Caapiranga obteve o reconhecimento federal devido a inundações. Por fim, a cidade de Bom Jesus da Serra, na Bahia, entrou em situação de emergência devido à estiagem.

Como solicitar recursos federais

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Os municípios afetados devem se cadastrar no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Na ferramenta, é possível elaborar Planos de Contingência; registrar desastres ocorridos no município/estado; solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública; solicitar recursos federais a partir da elaboração de formulários on-line; consultar e acompanhar as solicitações de reconhecimento e de repasses para ações de resposta e de recuperação, e buscar informações sobre recorrências de desastres com base em dados oficiais.

Doações

O Banco do Nordeste está recebendo doações para as vítimas das recentes inundações ocorridas nos estados de Pernambuco e Alagoas. O montante arrecadado pela Campanha Seja o Sol será repassado a instituições locais que atuam no auxílio aos moradores das cidades atingidas.

Doações de qualquer valor podem ser feitas para o Pix 05.814.777/0001-03 (CNPJ) ou para conta corrente do BNB (Ag. 152, c/c 19864-4).