Cinema

Cineclube Nanook discute o cinema Mbyá-Guaranisob o olhar feminino

Com a temática voltada para a luta das mulheres indígenas através do cinema

Foto: Divulgação
Filme

O Cineclube Nanook promove no dia 28 de maio, às 16h, mais um bate-papo virtual sobre cinema documentário indígena sob o olhar feminino. Essa sessão integra um ciclo temático cujo objetivo é debater a produção audiovisual entre as mulheres de diferentes etnias indígenas do país, e discutir a importância do cinema como ferramenta para visibilizar as lutas. 

O filme escolhido para o encontro é o documentário Teko Haxy - Ser Imperfeita (2018), de Patrícia Ferreira (Pará Yxapy), cineasta indígena da etnia Mbyá-Guarani e Sophia Pinheiro, pesquisador não indígena, que trata da relação de intimidade e as experiências do encontro entre mulheres com trajetórias completamente diferentes.

Para debater o tema e o filme, a mesa contará com a presença da pesquisadora e realizadora Clarisse Alvarenga, que também é professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua pesquisa situa-se na interface entre cinema e educação com atenção especial aos coletivos e cineastas ameríndios. Entre os filmes que dirigiu, estão os longas-metragens Ô, de casa! (2007) e Homem-peixe (2017). É autora do livro Da cena do contato ao inacabamento da história (Edufba, 2017).

A mediação da conversa será feita pelo pesquisador em cinema indígena do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Francisco Gabriel Rego, que também é professor de cinema na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O encontro será ao vivo e gratuito, no canal do LAF no Youtube, com emissão de certificado aos participantes. O formulário para inscrição será disponibilizado logo após o começo da sessão, pelo canal de bate papo (chat) da plataforma.

O Cineclube Nanook ocorre no último sábado de cada mês, em ciclos temáticos, com o objetivo de oferecer um espaço de aprendizado e experiências acerca do universo do cinema documentário.

Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido por profissionais e estudantes vinculados ao núcleo Nanook, do Laboratório de Análise Fílmica (LAF), um grupo de pesquisa em cinema e audiovisual do Programa de Pós- graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (POSCOM/UFBA).

Coordenado pela professora Morgana Gama, egressa do programa, o projeto tem, desde agosto de 2021, o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. O Cineclube Nanook é supervisionado pelo prof. José Francisco Serafim, coordenador do núcleo Nanook, de estudos do cinema documentário, com colaborações eventuais do prof. Guilherme Maia e demais integrantes do núcleo Pepa, de estudos em cinema e audiovisual, mais voltado para obras ficcionais.

 

Instagram: @Cineclubenanook

Facebook: /lafposcom

Youtube: https://bit.ly/3b5ICpf

Site do LAF: http://lafposcom.com.br

E-mail: cineclubenanook@gmail.com