Adiberto de Souza

MDB é um saco de gatos

O MDB, comandado agora pelo ex-governador Jackson Barreto, assemelha-se a um saco de gato ou a uma corda de caranguejos. Ao dizer que vota em Lula (PT), o próprio JB diverge da orientação nacional, numa afronta à pré-candidata do partido à Presidência, senadora Simone Tebet.

E o que dizer do prefeito Mário de Sandra, que trocou o PL pelo MDB um dia antes do anúncio da comissão provisória?

Também é estranha a situação do empresário Marcos Franco. Ele preferia ver a sigla, da qual é vice-presidente, longe do governo. Com Jackson postulando o Senado pelo bloco governista, fica inviabilizada a candidatura de Franco a vice-governador na chapa do senador Rogério Carvalho (PT).

O empresário Clóvis Silveira é outro emedebista que destoa na comissão provisória. O distinto seria o presidente do MDB no estado se a legenda tivesse sido entregue ao PT.

Aliás, como coube a Clóvis organizar as chapas proporcionais, é provável que os pré-candidatos desistam de concorrer, deixando a sigla sem concorrentes à Assembleia e à Câmara Federal.

Portanto, mais desunidos do que os emedebistas, só caranguejos amarrados, pois quando soltos vão cada um para o seu lado. Misericórdia!

Festa governista

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) faz festa hoje para lançar oficialmente a sua pré-candidatura ao governo de Sergipe. Será no final da tarde, no Iate Clube de Aracaju, devendo reunir centenas de políticos e cabos eleitorais. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, já confirmou presença no evento. Ainda não será hoje que os eleitores de Fábio conhecerão os pré-candidatos governistas a vice e ao Senado. A previsão é que os dois parceiros de chapas de Mitidieri só sejam conhecidos lá para o final de junho. Marminino!

Corpo a corpo

Em clima de pré-campanha para o governo de Sergipe, o senador Alessandro Vieira (PSDB) deu com os costados na zona sul do estado. “Estamos caminhando por Sergipe, identificando os principais problemas, conversando olho no olho e vendo a realidade”, discursa. Ladeado por lideranças políticas da região, o fidalgo fez corpo a corpo na feita livre de Estância e visitou obras realizadas graças às emendas do Orçamentos indicadas por ele. Vieira também esteve em Umbaúba para avaliar a sua receptividade junto ao eleitorado. Ah, bom!

Cochilar é bom

Cochilar depois do almoço estimula a aprendizagem, segundo indica um novo estudo sobre o sono. De acordo com o trabalho, uma hora de cochilo durante o dia é capaz de restaurar e até mesmo de ampliar os processos cognitivos. Por outro lado, quanto mais horas um indivíduo permanecer acordado, mais “preguiçoso” se torna o seu cérebro. Perder uma noite de sono derrubaria a capacidade de armazenar novas informações em cerca de 40%. Vixe!

A cor do desemprego

O desemprego tem cor: ela está no isopor do geladinho, no algodão doce vendido nos parques e praias, nos sombreiros dos vendedores de picolés, nas cestas de pastéis e acarajés, no fogareiro improvisado para assar o queijo coalho, no saco cheio dos catadores de latinhas vazias, etcétera e tal. Enquanto desempregados tentam sobreviver vendendo algum produto ou fazendo bicos, boa parte dos políticos está preocupada unicamente em lotear o patrimônio público e em conseguir “boquinhas” para os apaniguados. Crendeuspai!

Novo deputado

Veja o que publicou a amiga Thaís Bezerra no Jornal da Cidade: “Quando junho chegar, o advogado Alexandro Figueiredo (MDB) deve assumir uma cadeira na Câmara Federal. Ele substituirá Fábio Mitidieri (PSD), que pretende tirar uma licença não renumerada para se ocupar integralmente à sua pré-candidatura ao governo de Sergipe. Filho do ex-vice-governador Benedito Figueiredo (MDB), Alexandro teve 16.167 votos nas eleições de 2018. Como primeiro suplente da coligação que elegeu o governador Belivaldo Chagas (PSD), o emedebista deverá aproveitar o bem bom do mandato até depois das eleições de outubro”. Então, tá!

Filhote da ditadura

Decididamente, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vive sonhando com os tempos sombrios, quando quem discordava do ditador de plantão era terrivelmente comunista e comedor de fígado de criancinhas. Basta ver quem são os heróis do dito cujo: o torturador Brilhante Ustra e os ditadores Alfredo Stroessner e Augusto Pinochet. Tomara que a escuridão da ditadura só ocupe a cabeça do capitão de pijama, que se compara ao desenho animado Johnny Bravo, um louro musculoso, estúpido, egocêntrico e vaidoso. Home vôte!

Boas novas

O Projeto Sergipe Águas Profundas vai transformar o estado na nova fronteira de exploração de petróleo e gás do Brasil. Quem garante isso é a própria Petrobras. Segundo a estatal, a Bacia de Sergipe-Alagoas, a 100 quilômetros da costa, em profundidades que chegam a 3 mil metros, possui reservas substanciais e um horizonte de produção promissor. A petrolífera revelou, ainda, que os investimentos nessa nova fronteira abrirão uma série de oportunidades para a indústria e, como consequência, ampliarão a geração de empregos, impostos e tributos na região. Supimpa!

Filha de peixe, peixinha é!

E quem pode disputar um cargo eletivo este ano por Sergipe é Lurian Lula da Silva (PT), que mora em Aracaju há mais de dois anos. Ela vem a ser filha do líder petista Lula da Silva, que lidera todas as pesquisas para presidente. Lurian disse ao blog Primeira Mão que “sempre deixei meu nome à disposição do PT, dos partidos aliados e de toda militância para que me convoquem da melhor forma que eu possa ajudar”. A moça não revelou qual cargo pretende disputar, porém fala-se pelas esquinas de Sergipe que o sonho dela é ser deputada federal. Aff Maria!

É feia a crise

Pré-candidato a deputado estadual, o ex-vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PL), demonstrou preocupação com o crescimento do desemprego em Sergipe. Para mostrar o quanto é feia a crise econômica, o político liberal se valeu de uma reportagem do portal G1, mostrando que em Sergipe tem mais gente cadastrada no Auxílio Brasil do que com carteira assinada. Segundo o site da Globo, o estado tem 353.261 pessoas recebendo o auxílio do governo, enquanto 281.676 sergipanos estão no mercado formal de trabalho. Cruz, credo!

PT muda o marketing

Assim como ocorreu com o PT nacional, que trocou o responsável pela comunicação da pré-campanha de Lula da Silva, o pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT) também mexeu em sua equipe de marketing, contratada recentemente. Segundo uma abelhinha contou à coluna, o marqueteiro Miguel Silveira, da Agência Objetiva, foi desligado do comando da comunicação de Rogério após desencontros de pensamento com o staff petista. Danôsse!