Adiberto de Souza

As más companhias do PT em Sergipe

Dois pré-candidatos ao governo de Sergipe e dirigentes do PT andam por aí, de mãos dadas, com três condenados pela Justiça por compra de votos, peculato e corrupção, além de otras cositas más. 

Estamos falando dos políticos inelegíveis por serem fichas sujíssimas Valdevan Noventa, André Moura e Manoel Sukita.

O trio não larga os postulantes ao governo, respectivamente, Valmir de Francisquinho (PL), Fábio Mitidieri (PSD) e pré-candidatos petistas.

Diferente dos dois primeiros, que vivem rua a cima rua abaixo ao lado do pessedista e do liberal, o ex-prefeito Manoel Sukita ainda não foi visto paparicando o pré-candidato majoritário Rogério Carvalho (PT). Isso, porém, não deve demorar muito, pois o distinto se anuncia “unha e carne” do presidente estadual petista, deputado federal João Daniel.

Será que alguém sabe explicar por quais motivos, políticos que se dizem sérios fazem questão de ter aos seus lados condenados em última instância?

Tomara que essas más companhias de Valmir de Francisquinho, Fábio Mitidieri e do presidente do PT não acabem revoltando o eleitorado, conhecedor do sábio provérbio bíblico: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”. Misericórdia!

Jovem senador

Cauã Carvalho de Oliveira, 15 anos, estudante do Centro de Excelência Professora Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju, foi o selecionado de Sergipe no concurso Jovem Senador de 2022. Os 27 classificados de todo o país vão vivenciar o processo legislativo no Senado. As propostas feitas por eles podem ser transformadas em projetos de lei. O tema da redação deste ano foi “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. O jovem Cauã teve como orientadora a professora Fernanda Santos Correia Cavalcanti. Supimpa!

Bolsonaro em Sergipe

E o presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá visitar Sergipe na próxima terça-feira. Vem inaugurar a duplicação de um trecho da BR-101, desde o km zero ao km 40, entre os municípios de Propriá e Japaratuba. A última passagem do capitão de pijama pelo estado foi em janeiro do ano passado. Veio participa da abertura de tráfego da nova ponte da BR-101 sobre o Rio São Francisco, que liga Sergipe e Alagoas. Nem precisa dizer que os pré-candidatos a governador Valmir de Francisquinho (PL) e João Fontes (PTB) vão disputar, quase aos tapas, o direito de ficar ao lado de Bolsonaro no palanque oficial. Crendeuspai!

Reajuste aprovado

Os vereadores de Aracaju aprovaram, ontem, o projeto da Prefeitura concedendo reajuste salarial de 5% para os servidores municipais. Pelo que a Câmara referendou, a majoração alcança o funcionalismo ativo, aposentados e comissionados, sendo retroativa a abril passado. Para os professores da rede municipal, o reajuste vai retroagir a janeiro deste ano. Enquanto os vereadores votavam o projeto do Executivo, os educadores se manifestavam do lado de fora da Câmara por considerarem o reajuste bem abaixo de suas expectativas. Cruz, credo!

Quer comprar?

A Petrobras está torrando nos cobres a sua participação no campo de Tartaruga, localizado em águas rasas da Bacia de Sergipe-Alagoas, no litoral sergipano. A estatal detém 25% de participação no campo e a Maha Energy Brasil Ltda é a operadora, com 75% de participação. Os poços do campo foram perfurados direccionalmente, a partir da base situada na porção terrestre. A produção média no 1º trimestre deste ano foi de aproximadamente 202,26 barris/dia de óleo leve (37º API) e 2.161 m3/dia de gás associado. Tá interessado?

Dinheiro novo

O governo de Sergipe está esperando a liberação do empréstimo de R$ 200 milhões, a serem utilizados na recuperação de estradas estaduais através do Pró-Rodovias II. A chegada dessa grana foi tratada, ontem, numa reunião do governador Belivaldo Chagas (PSD) com dirigentes do Banco do Brasil. Além do secretário estadual da Fazenda, Marcos Queiroz, participaram do encontro em Palácio o novo superintendente comercial do BB em Sergipe, Pedro Henrique Oliveira, e dois gerentes do bancão estatal. Ah, bom!

Conversa ao vento

Cotada para disputar o Senado na chapa encabeçada pré-candidato a governador Alessandro Vieira (PSDB), a delegada de polícia Danielle Garcia (Pode) não afasta a hipótese de trocar o senador tucano pelo também postulante ao governo Valmir de Francisquinho (PL). Segundo publica hoje o jornalista Diógenes Brayner, a fidalga só descarta uma composição com o grupo do governo porque faz “um contraponto a essa estrutura política que está aí”. Como perguntar não ofende: e quem foi que disse à delegada que os governistas querem fazer composição política com ela? Marminino!

Contra o neofascismo

O PCdoB divulgou nota propondo a criação de uma Frente Ampla para barrar o avanço do neofascismo em Sergipe. Segundo a legenda vermelha, “ao menor sinal de dispersão das forças democráticas no estado, a extrema direita já se articula, reorganiza e se unifica em torno de uma candidatura, revestida em um verniz popular, mas com o único objetivo de conquistar o governo do estado e fortalecer a candidatura à reeleição de Bolsonaro e tudo de nefasto que ele representa”. A nota do PCdoB conclui revelando que a Frente Ampla seria um mecanismo para enfrentar o neofascismo. Home vôte!

Lesma lerda

Aqui pra nós: sai presidente e entra presidente, mas o Tribunal de Contas de Sergipe continua na lesma lerda. Quer um exemplo de como o TCE é devagar quase parando, apesar da super estrutura que apoia os conselheiros e conselheiras? Dos 25 processos julgados ontem, pela 1ª Câmara daquele órgão técnico, um foi instaurando no distante 2007, portanto há 15 anos. Trata-se do ato de admissão de pessoal, através de concurso público, pela Prefeitura de Campo do Brito, finalmente considerado legal. Danôsse!

Ariar a fivela

Após dois anos sendo realizado virtualmente por causa da pandemia do coronavírus, o Forró Caju voltará a ocorrer fisicamente, em junho próximo. O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e o presidente da Funcaju, jornalista Luciano Correia, anunciaram a programação da festança junina. Serão seis dias de muito forró animados por 80 atrações locais e outras 18 de nível nacional, que se apresentarão nos palcos Luiz Gonzaga e Gerson Filho, instalados nas praças dos mercados centrais. Então, prepare o esqueleto para ariar a fivela nesse forrobodó da gota serena. Aff Maria!