Ciência / Livros

Conheça de forma lúdica a trajetória do planeta terra

É Terra! Meus primeiros 4,54 bilhões de anos

Foto: Divulgação
Planeta Terra

Estamos em um planeta incrível. Onde tudo funciona de forma que a vida seja possível. E quando foi que tudo isso começou? Qual a data da ‘fundação’ da Terra? Para que as crianças saibam responder a essas questões, a escritora infantil Stacy McAnulty e o ilustrador David Litchfield prepararam o livro Terra! Meus Primeiros 4,54 Bilhões de Anos, que acaba de ser lançado pela Editora Melhoramentos.

Contada pelo planeta protagonista da história, essa trajetória, que já teve várias reviravoltas - desculpe o trocadilho -, vai encantar e munir as crianças de conhecimentos que vão além dos aprendidos nos livros escolares.

De maneira lúdica, a senhora Terra - sim, ter mais de 4 bilhões de anos não é para qualquer um - lembra por quais apelidos ela é conhecida, Planeta Azul é um deles, qual seu lugar na fila dos planetas do universo, quais são suas atividades que resultam no dia e noite e quem é, de fato, sua melhor amiga. Adivinhou? A Lua, claro, que a acompanha eternamente no Sistema Solar.

Ainda que pequenas, as crianças entenderão como o planeta surgiu, quais foram os fenômenos que o acometeram e mudaram os rumos da história - inclusive dos dinossauros - a forma que os continentes se dividiram e quais foram os primeiros seres vivos a habitarem a ‘nossa casa’. E o mais importante: se não construirmos uma cultura de preservação, dos mares, das florestas, do descarte correto do lixo, certamente os próximos 4,5 bilhões de anos estão comprometidos. Eu não quero arriscar, e vocês?

Stacy McAnulty é uma talentosa habitante da Terra e autora de diversos livros ilustrados, incluindo Excellent Ed, ilustrado por Julia Sarcone-Roach, e Brave, ilustrado por Joanne Lew-Vriethoff. Ela se sente honrada em ter ajudado a Terra a escrever uma autobiografia e a considera uma amiga querida. Stacy vive na Terra, na Carolina do Norte, nos EUA, com seu marido, três filhos e três cachorros.