Ouça o som produzido pelo buraco negro que há nas galáxias de Perseu

É a primeira vez em que o som pode ser ouvido

Foto: Nasa
O aglomerado de Perseu

O buraco negro no centro do aglomerado de galáxias de Perseu tem sido associado ao som desde 2003. Isso ocorre porque os astrônomos descobriram que as ondas de pressão enviadas pelo buraco negro causavam ondulações no gás quente do aglomerado que poderiam ser traduzidas em uma nota – uma que os humanos não conseguem ouvir cerca de 57 oitavas abaixo do dó central.

Agora, uma nova sonificação – ou seja, a tradução de dados astronômicos em som – está sendo lançada pela Nasa.

De certa forma, essa sonificação é diferente de qualquer outra feita antes (1, 2, 3, 4) porque revisita as ondas sonoras reais descobertas em dados do Observatório de raios-X Chandra.

No vídeo
Ouça o som produzido pelo buraco negro em Perseu

O equívoco popular de que não há som no espaço se origina do fato de que a maior parte do espaço é essencialmente um vácuo, não fornecendo meio para a propagação das ondas sonoras. Um aglomerado de galáxias, por outro lado, tem grandes quantidades de gás que envolvem as centenas ou mesmo milhares de galáxias dentro dele, fornecendo um meio para as ondas sonoras viajarem.

Nesta nova sonificação de Perseu, as ondas sonoras previamente identificadas pelos astrônomos foram extraídas e tornadas audíveis pela primeira vez.

As ondas sonoras foram extraídas em direções radiais, ou seja, para fora do centro. Os sinais foram então ressintetizados no alcance da audição humana, escalando-os para cima em 57 e 58 oitavas acima de seu tom verdadeiro.

Outra maneira de colocar isso é que eles estão sendo ouvidos 144 quatrilhões e 288 quatrilhões de vezes mais alto que sua frequência original. (Um quatrilhão é 1.000.000.000.000.000)

A varredura semelhante a um radar ao redor da imagem permite que você ouça ondas emitidas em diferentes direções. Na imagem visual desses dados, azul e roxo mostram dados de raios-X capturados pelo Chandra.

Mais sons do universo

Além do aglomerado de galáxias de Perseu, uma nova sonificação de outro famoso buraco negro está sendo lançada.

Estudado por cientistas há décadas, o buraco negro em Messier 87, ou M87, ganhou status de celebridade na ciência após o primeiro lançamento do projeto Event Horizon Telescope (EHT) em 2019. em dados de outros telescópios que observaram M87 em escalas muito mais amplas aproximadamente ao mesmo tempo.

Ouça

A imagem em forma visual contém três painéis que são, de cima para baixo, raios-X do Chandra, luz óptica do Telescópio Espacial Hubble da Nasa e ondas de rádio do Atacama Large Millimeter Array no Chile.

A região mais brilhante à esquerda da imagem é onde se encontra o buraco negro, e a estrutura no canto superior direito é um jato produzido pelo buraco negro. O jato é produzido pelo material caindo no buraco negro.

A sonificação varre a imagem de três camadas da esquerda para a direita, com cada comprimento de onda mapeado para uma gama diferente de tons audíveis.

As ondas de rádio são mapeadas para os tons mais baixos, os dados ópticos para os tons médios e os raios X detectados pelo Chandra para os tons mais altos.

A parte mais brilhante da imagem corresponde à parte mais alta da sonificação, que é onde os astrônomos encontram o buraco negro de 6,5 bilhões de massa solar que o EHT fotografou.