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Do Brasil ao Uruguai dirigindo o EV6 elétrico lançado pela Kia

Foi avaliada a versão GT Line, com motor traseiro de 168 kW de potência

Foto: Kia
O EV6 chama a atenção pelo visual

A Kia vai lançar o EV6 no Brasil em 2023. Para apresentar o crossover e mostrar que veículos elétricos são viáveis, a marca organizou uma viagem de cerca de 2 mil km de Itu, no interior de São Paulo, onde fica sua sede no País, a Montevidéu.

Segundo a empresa, o Uruguai tem uma das melhores infraestruturas de recarga de elétricos do mundo. Curiosamente, só conseguimos recarregar as baterias, com alguns perrengues, é verdade, no Brasil.

O EV6 chama a atenção pelo visual. A frente é toda fechada, as linhas da carroceria são retas e os faróis têm luzes de LEDs inteligentes, que ajustam os fachos automaticamente. Sob o capô, há o reservatório de água, a bateria dos acessórios e um nicho de 52 litros.

As rodas são de liga leve de 19 polegadas e as maçanetas ficam embutidas. Atrás, as lanternas vão de uma ponta a outra da carroceria e o plugue de recarga está do lado direito. O porta-malas tem 520 litros.

Avaliamos a versão GT Line, com motor traseiro de 168 kW de potência - uns 229 cv. O torque instantâneo é de 35 mkgf.

O EV6 vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e a 188 km/h. Segundo a Kia, a autonomia é de até 500 km. As baterias de polímero de lítio sob o assoalho têm 77,4 kW. Ao sair de Itu, a tela do painel, de 12,3", marcava 503 km de autonomia.

Até Florianópolis (SC), a 860 km de distância, paramos duas vezes para recarregar. O tempo para esticar as pernas e tomar um café foi suficiente para repor as baterias. Conforme a Kia, em pontos ultrarrápidos isso leva 18 minutos.

Na serra próximo a Curitiba (PR), usamos o sistema que transforma as forças de frenagem em eletricidade. Com ele, diferentemente do que ocorre nos carros a combustão, na cidade os elétricos rodam mais.

O ajuste pode ser feito por aletas atrás do volante. O câmbio automático é acionado por um botão giratório e o freio de estacionamento elétrico é ativado pela tecla "P". No hotel em Florianópolis, a recarga foi feita em quatro horas em um ponto de 22 kW.

Com entre-eixos de 2,90 metros, há bom espaço para cinco pessoas O EV6 tem portas USB (do tipo C), bancos com aquecimento e resfriamento.

O acabamento é caprichado e a cabine, minimalista. Há poucos botões físicos e a maioria dos comandos é feito por toques nas duas telas de 12,3" voltadas para o motorista.

O Kia tem vários recursos de condução autônoma. Entre outros, há controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem automática e assistente de permanência em faixa. Além de carregador de celular sem fio, conexão com Android Auto e Apple CarPlay (por fio) e três modos de condução: Eco, Normal e Sport. Dá para retirar e colocar o carro de vagas apertadas por controle remoto, usando botões na chave e estando do lado de fora.

Em Pelotas (RS), o único ponto de recarga rápida estava quebrado e tivemos de utilizar uma tomada convencional de 220 volts. Nesse caso, a recarga completa leva até 60 horas.

Em Chui, atravessamos para o Uruguai, mas o eletroponto não tinha cabo. Voltamos ao Brasil e, no dia seguinte, fomos para Montevidéu em um carro comum após rodar mais de 1.700 km sem gastar com combustível. Ou seja, se for ao Uruguai de elétrico, leve o cabo.

Pró - Segundo a marca, o novo modelo, que tem linhas modernas, pode rodar até 500 km com uma recarga das baterias.

Contras - Não há saídas de ar atrás e conexão com Android Auto e Apple CarPlay requer cabo.

Ficha técnica

-- Preço sugerido: não divulgado
-- Motor: traseiro, elétrico
-- Potência: 77,4 kWh/229 cv
-- Torque: 35 mkgf, instantâneo
-- Câmbio: automático.
-- Comprimento: 4,67 metros
-- Entre-eixos: 2,90 metros
-- 0 a 100 km/h: 7,3 segundos