Veículos

Honda tem novos carros para o mercado brasileiro em 2022

O primeiro a chegar, em agosto deste ano, será o novo HR-V

Foto: Honda
O novo HR-V
O novo HR-V

Agora é oficial. A Honda lançará no Brasil o novo HR-V, as versões híbridas do Civic e do CR-V, um SUV inédito e o esportivo Civic Type R. A informação foi revelada pelo CEO da Honda América do Sul, Atsushi Fujimoto. Pela primeira vez desde que assumiu o posto, há um ano, o executivo participou de encontro presencial com a imprensa brasileira no escritório da marca, em São Paulo. De acordo com ele, o Civic híbrido virá no último trimestre de 2022. Os demais carros estreiam em 2023.

O primeiro a chegar, em agosto deste ano, será o novo HR-V. Fujimoto diz que um dos destaques será o pacote tecnológico. Segundo ele, o SUV compacto feito em Itirapina (SP) "vai estabelecer uma nova referência no segmento". Serão quatro versões e duas opções de motor. A 1.5 DI flexível tem injeção direta de combustível, comando de válvulas variável duplo e tuchos hidráulicos. A potência é de 126 cv e torque, de 15,5 mkgf.

Esse quatro-cilindros está nos novos City, hatch e sedã, lançados no Brasil no fim de 2021. As versões de topo virão com o inédito 1.5 Turbo Flex, desenvolvido especialmente para o País Fujimoto não revelou dados técnicos, mas, na versão Touring do HR-V, o motor 1.5 turbo é apenas a gasolina e gera 173 cv a 5 500 rpm e 22,4 mkgf a partir das 1.700 rpm. Com o sistema flexível, dá para esperar uns 180 cv se o SUV for abastecido com etanol.

A 11ª geração do sedã Civic virá da Tailândia em versão híbrida. Já o hatch Type R, que nunca foi vendido no País, chega em 2023. Trata-se de um esportivo "raiz", com câmbio manual e tração dianteira.

A nova geração teve imagens reveladas em outubro de 2021. Edeve manter o motor 2.0 turbo de 320 cv a gasolina.

Outro lançamento confirmado para 2023 é o CR-V híbrido. O SUV médio será o terceiro eletrificado da Honda no Brasil. O modelo deverá ter visual parecido com o do Honda que será lançado nos Estados Unidos. O SUV deverá ter o mesmo conjunto do Civic híbrido. Ou seja, motor elétrico combinado ao 2.0 a gasolina de 145 cv e 17,8 mkgf. Portanto, não será agora que a Honda vai ter um híbrido flexível no País.

Por fim, a marca terá também um SUV inédito no Brasil. Embora na apresentação a Honda tenha mostrado uma foto da traseira do HR-V, a aposta é que o novo carro brasileiro será o BR-V. O modelo foi lançado na Indonésia no fim de 2021. Com sete lugares, a novidade é baseada na linha City, com a qual divide a plataforma e o conjunto mecânico.

O motor deverá ser o 1.5 flexível naturalmente aspirado. Com quatro cilindros e comando de válvulas variável, entrega até 121 cv e 14,5 mkgf com gasolina. Na Indonésia, há um novo câmbio automático do tipo CVT. Porém, a Honda não revelou nenhum detalhe do modelo que virá ao Brasil.