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Linha Vermelha liga Piatã à BR 324

O investimento é de aproximadamente R$ 580 milhões

Foto: Fernando Vivas
A nova via passa pelas avenidas Orlando Gomes e 29 de Março e pela Via Regional, até Águas Claras/Cajazeiras,

Com 95% das obras executadas, a Linha Vermelha, projeto do Governo do Estado, passa pelas avenidas Orlando Gomes e 29 de Março e pela Via Regional, até Águas Claras/Cajazeiras, onde também estão sendo construídas a nova rodoviária e mais uma estação de metrô. Do total de 12 quilômetros de pistas, nove já estão concluídos. O investimento é de aproximadamente R$ 580 milhões.

Em um posto de gasolina às margens da nova via, uma placa de aluga-se e diversas lojas já ocupadas mostram que o que antes era limitado à venda de combustíveis e derivados está se transformando em um novo centro comercial. Olhando todas as bombas ocupadas por clientes, o gerente Robson Leandro, que trabalha no local há dois anos, afirma que o movimento na região agora é muito maior. “Melhorou bastante a trafegabilidade. Isso traz mais segurança e um movimento maior para a empresa, que fica valorizada. Melhora para nós e para os clientes”, resume.

Um dos clientes do posto é o rodoviário Diego Cardim, que utiliza a Linha Vermelha diariamente, a caminho do trabalho. “[A via] melhorou o trajeto. É uma rapidez para acessar da Suburbana à orla. Estou ganhando pelo menos 30 minutos por dia, pois para acessar a Estação Mussurunga sem ser por aqui, eu precisaria pegar a Paralela, fazendo a volta na cidade. E aqui facilitou”.

A dona de casa Vânia Cerqueira, 30 anos, destaca outra melhoria importante para o conforto e a saúde dos moradores do entorno da Via Regional. “Esse córrego já encheu várias vezes. Nós tínhamos um terreiro de candomblé e de quatro casas no terreno, duas desabaram. Agora, com a canalização das águas, isso acabou. Não tem mais enchente. [A Linha Vermelha] valoriza nossa propriedade. Vamos poder voltar com nossas atividades aqui. Reduz também os insetos e outros bichos. Está ficando uma maravilha”.


Linha Vermelha

O engenheiro da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) André Leal, que coordena a obra, explica a importância da intervenção. “É uma obra que liga Piatã à BR-324, beneficiando quem vive em Piatã, Jaguaribe, Castelo Branco, Cajazeiras IV, V, VIII, Via Regional e Águas Claras. Somam-se a isso a nova rodoviária e uma estação de metrô. Esse conjunto vai proporcionar uma geração grande de emprego em função da mobilidade urbana da população”.

Leal acrescenta que a construção de cinco pontes, seis viadutos, quatro quilômetros de canalização de córregos e as desapropriações foram alguns dos desafios enfrentados durante as obras. “Além disso, tem a parte de urbanização e infraestrutura com ciclovias, quatro campos de futebol e academias ao ar livre, interligando a nova rodoviária até a orla marítima”.

150 km de rodovias

Avisos de licitação para a realização de obras de recuperação ou pavimentação em um total de 153 km de rodovias baianas foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (7 de abril).

As ações vão ser executadas pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em sete diferentes trechos. Entre eles, a pavimentação da estrada que faz a ligação entre Ibipeba e o distrito de Mirorós e a restauração da BA-396, do entroncamento da BR-101, em Loreto, até Itapicuru.

As obras de Infraestrutura ocorrerão em cinco regiões do estado, que são: Irecê, Litoral Norte e Agreste Baiano, Bacia do Rio Corrente, Piemonte Norte do Itapicuru e Sertão Produtivo. Os envelopes com as propostas das empresas interessadas na execução dos serviços têm a previsão de serem abertos no mês de maio.

Irecê
-- Pavimentação das BA’s 225 e 438, que faz a ligação entre Ibipeba e o distrito de Mirorós. Extensão: 53 km.


BA 396 | Rio Real/Loreto

Litoral Norte e Agreste Baiano
-- Restauração da BA-396, do entroncamento da BR-101, em Loreto, até Itapicuru, passando por Rio Real. Extensão: 45,6 km

-- Restauração do acesso à BA-507, em Catu, que liga os distritos de Maracangalha e Mucambo. Extensão: 4,6 km.

Bacia do Rio Corrente
-- Pavimentação da BA-172, entre Serra Dourada e o povoado de Traíras. Extensão: 23,7 km.

Piemonte Norte do Itapicuru
-- Pavimentação da BA-314, que liga o entroncamento da BR-407, em Jaguarari, até a localidade de Jacunã, que passa pelo distrito de Gameleira. Extensão: 12,4 km.

-- Pavimentação da rodovia de ligação do entroncamento da BA-131, em Antônio Gonçalves, até os acessos as localidades de Caldeirão dos Multados e de Jibóia. Extensão: 10,3 km.

Sertão Produtivo
-- Pavimentação dos acessos à BA-614, em Rio do Antônio. Extensão: 3,4 km.