Bahia / Segurança

Viatura adaptada amplia o uso de cães farejadores na Costa do Dendê

O projeto iniciado em 2017 foi efetivado agora em março

A viatura adaptada para a Polícia Militar baiana

Com a utilização de uma viatura adaptada a cães farejadores, a 33ª CIPM, unidade sediada em Valença, ampliará as ações de policiamento em toda a Costa do Dendê.

A viatura, uma caminhonete com tração nas quatro rodas, foi adaptada para o transporte de cães durante o patrulhamento.

Contando com dois compartimentos climatizados com controle e monitoramento da temperatura, o veículo possui duas câmeras integradas a um monitor acoplado no painel, para que os condutores acompanhem em tempo real as condições em que se encontram os animais.

O projeto de uma viatura adaptada visa à melhoria na atuação do canil no formato de patrulhamento K-9, tendo os cães farejadores como recurso imediato.

Desde sua fundação, o canil da 33ª CIPM tem atuado constantemente em ocorrências de tráfico de drogas, na localização de pessoas desaparecidas e de suspeitos de crimes e no auxílio a investigações criminais.

“Trata-se de mais uma ação que possibilita a melhoria da atuação PM na região. Além de agirmos com mais efetividade em algumas ocorrências, o uso de cães farejadores nos permite uma maior versatilidade no serviço oferecido pela corporação ao cidadão baiano”, concluiu o major Bruno Von Czekus, comandante da 33ª CIPM.