Pedro Oliveira

Lavagem da Festa de Santo Antônio está de volta em Queimadas


Cortejo cultural, uma tradição da lavagem de Queimadas

A melhor Festa da cidade está de volta com a flexibilização dos protocolos de segurança contra a pandemia do coronavírus, com a realização da 50ª edição da Lavagem de Queimadas em homenagem a Santo Antônio, Padroeiro do Município. A programação profana que não acontece há dois anos, será realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio, com shows musicais, apresentações culturais e folclóricas. O Alto da Colina Sagrada, local a onde está edificada a bicentenária Igreja de Santo Antônio, será o palco, mais uma vez das festividades profana e religiosa em louvor ao patrono dos queimadenses.

A Trezena de Santo Antônio, uma das principais tradições religiosas do mês de junho, acontecerá no período de 1º a 13 do mesmo mês. A fé e a tradição voltarão a reinar em Queimadas para reverenciar o padroeiro do município. A extensa programação sócio-religiosa, retratará sobretudo a riqueza e a diversidade da cultura, evidenciando a força da religiosidade popular que mantém suas tradições nesse grande evento de gratidão e devoção. De 27 de maio a 13 de junho, o local se transformará em um grandioso Arraiá, com barracas de comidas e bebidas típicas, artesanatos, apresentações culturais e shows musicais que se misturam nessa espetacular demonstração de fé e de tradição.

O sincretismo religioso entre Santos Católicos e os Orixás, é algo muito presente nos Estados Brasileiros. Na Bahia, Santo Antônio é sincretizado com Ogum, por esse motivo o 13 de junho é um dia propício para agradar Exú e pedir-lhe que interceda pelo amor, pela união amorosa e que abra os caminhos para o amor. Nesse contexto, o santo casamenteiro, é visto como um dos grandes santos do catolicismo, recebendo larga veneração, sendo dessa forma a principal Figura do rico folclore nordestino. As duas divindades homenageadas no mesmo dia, têm um grande dom da oratória e da comunicação, atuando nas questões práticas da vida humana e também pelos milagres das ligações amorosas.

O produtor musical, Naldo Marques, um dos membros da comissão organizadora da Lavagem de Queimadas, disse que o prefeito André Andrade, está tentando junto a Bahiatursa, recursos para a realização da festa em homenagem ao padroeiro do município. O evento profano realizado há 50 anos, acontece sempre no último final de semana do mês de maio. Nesse período, a programação costuma atrair centenas de visitantes e turistas de várias regiões da Bahia por conta da sua grandeza e dos shows musicais com artistas e bandas consagradas no cenário nacional e grupos musicais formados por filhos da terra.

Outro atrativo da festa, é o cortejo cultural formado por alas de baianas, ciclistas, grupo de pífanos, bumba meu boi, cantiga de roda, indígena, carimbo, capoeira, afro e motociclistas, o que tem mantido viva as tradições culturais do município, o que tem atraído visitantes e turistas a cidade. O desfile de blocos pelas principais ruas e praças da cidade, é outro chamativo da festa e o bloco Arrastão do Gonzão com cerca de 2 mil foliões, puxado por um trio elétrico é mais um exemplo da grandiosidade da lavagem.