Cinema / Mundo

Will Smith pede desculpas a Chris Rock após agredi-lo com bofetada

Smith: "Estou envergonhado e minhas ações não indicavam o homem que eu quero ser"

O ator Will Smith publicou um texto em seu perfil no Instagram, na tarde desta segunda-feira (28 de março), depois de ter esbofeteado o apresentador do Oscar 2022 Chris Rock, em pleno palco onde se realizada a cerimônia de entrega do prêmio.

Rock fez piada com a cabeça raspada de Jada Pinckett-Smith, mulher do astro Will Smith. Jada fez cara de quem não gostou, Will subiu ao palco e deu um tapa em Rock.

Voltou para a plateia e então gritou duas vezes de seu lugar da plateia: "Mantenha o nome da minha esposa fora da p* da sua boca". 

Jada raspou a cabeça porque sofre de alopecia, uma doença autoimune que leva à queda do cabelo.

Segundo o site "TMZ", Chris Rock não tinha conhecimento que a mulher de Will Smith estava com a cabeça raspada como consequência da alopecia.

Nesta segunda-feira o ator Will Smith considerou que seu comportamento foi "inaceitável e indesculpável".

"Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada foi demais para mim e reagi emocionalmente", escreveu ele. "Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora da linha e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não indicavam o homem que eu quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor. e bondade", disse.

Smith acrescentou que “a violência em todas as formas é venenosa e destrutiva”.

Ele também incluiu em sua nota um pedido de desculpas "à Academia, aos produtores do show, a todos os participantes e a todos que assistem ao redor do mundo", bem como à família das estrelas do tênis Venus e Serena Williams e aos envolvidos com o filme para o qual ganhou seu prêmio de melhor ator no domingo.

"Lamento profundamente que meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós", escreveu ele. "Eu sou um trabalho em andamento."

Jaden, filho de Will e Jada, fez um breve comentário, na Internet. Ele escreveu: "E é assim que nós fazemos".

A resposta da Academia

Após a cerimônia, a Academia havia feito uma breve declaração sobre o incidente no palco que dizia: "A Academia não tolera violência de qualquer forma. seus colegas e amantes do cinema ao redor do mundo."

A forte repercussão ao longo da noite e nesta segunda-feiram, no entanto, levou a Academia a ser mais incisiva e emitir uma declaração mais forte, desta vez condenando as ações de Smith e revelando que eles haviam iniciado uma "revisão formal em torno do incidente".

A Academia "explorará outras ações e consequências de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e a lei da Califórnia".

De acordo com a CNN, a liderança da Academia "considera fortemente" excluir Will Smith das próximas entregas do Oscar.

Pelo menos uma dúzia de membros da Academia se reuniu virtualmente na manhã desta segunda-feira para discutir uma resposta. A reunião foi descrita como "acalorada" e "dividida". Não houve acordo sobre outras ações, de acordo com as fontes citadas pela CNN.

O grupo não tem nenhum poder disciplinar, mas é considerado de alto nível o suficiente para que o Conselho de Governadores da Academia possa ser influenciado em qualquer resposta que possa ter.

Os conselheiros da alta cúpula da instituição estarão com o presidente David Rubin e o CEO Dawn Hudson para fazer uma revisão completa do caso para determinar se haverá sanções para o ator.

Especialistas da indústria cinematográfica ao The New York Post que Will Smith pode ter de devolver o Oscar de melhor ator recebido 40 minutos após a agrressão ao comediante Chris Rock.

O código de conduta da Academia, lançado em 2017 após o escândalo sexual que atingiu a indústria cinematográfica, enfatiza a importância de “defender os valores da Academia”, como inclusão, promover ambientes de apoio e “respeito pela dignidade humana”.