Opinião

Santo Dia da Matemática

Há santos para todos os dias do ano. Todo dia 14 de março é especial. Por corresponder ao décimo quarto dia do terceiro mês do ano, estes números lembram, na ordem de mês e dia, os três primeiros dígitos do mais importante número irracional da matemática: 3,14.

A Unesco oficializou em fins de 2019 esta data como o Dia Internacional da Matemática, que corresponde também ao dia de São Maximiliano de Tébessa (274 – 295 d.C.), conhecido por ser o primeiro objetor de consciência.

A aproximação deste particular número por 3,14 corresponde a divisão entre o comprimento de qualquer circunferência pelo seu diâmetro. Não importa qual seja o círculo a ser considerado, sua borda, ou periferia, dividida pelo seu diâmetro, condiz a este valor aproximado. Celebra-se, portanto, o Dia Pi, sendo esta a décima sexta letra do alfabeto grego, equivalente à letra pê em português. É denominado irracional por não ser possível defini-lo enquanto uma razão, ou fração, entre dois números inteiros. Desta forma, apresenta uma sequência de dígitos infinita e imprevisível, que começa por 3,14159265359… E continua assim para sempre.

Coincidentemente, o dia 14 de março corresponde ao dia do nascimento do físico alemão Albert Einstein (1879 - 1955) e ao passamento do físico inglês Stephen William Hawking (1942 - 2018). Em Salvador, tal data corresponde a fundação, em 1897, da Escola Polytechnica da Bahia.

Apesar de estar presente em diversos aspectos da atividade humana, a matemática ainda precisa ser esclarecida pois muitas pessoas passam anos estudando-a sem de fato compreende-la totalmente. Ao estudar história, ciências ou artes, há sempre um propósito, em geral vinculado a significados. Mas qual seria o da matemática? Grosso modo ela se refere à solução de enigmas. Este é o seu cerne, vinculado às suas raízes mais antigas. Ela pretende decifrar certas situações, deixando-as mais claras. No caso do número pi, este sempre é obtido quando se divide por exemplo a circunferência do tronco de uma árvore pelo diâmetro da mesma, não importa o tamanho.

No episódio 11 da temporada dois da série televisiva “Pessoa de Interesse” ("Person of Interest”, 2013), o personagem Harold Finch, papel do ator americano Michael Emerson (n. 1954), definiu matematicamente o número pi numa aula enquanto uma sequência interminável de números, interpretados da seguinte forma: haveria a possibilidade de encontrar a data do nascimento de qualquer pessoa, sua senha preferida, número do RG e do CPF, em algum trecho de pi. Ao se converter tais dígitos em letras, seria possível encontrar todas as palavras já criadas, e em qualquer língua, incluindo os primeiros dizeres de qualquer criança, o nome do melhor amigo(a), da comida ou filme preferidos... Caberia praticamente toda a história humana, do início ao fim. E tudo isto dentro de um simples círculo. Curiosamente, este foi um dos episódios mais vistos da série.

Mas qual seria o propósito disto tudo? O que se poderia fazer com estas informações? Esta é mais uma representação da natureza da matemática. Ela é uma frondosa e ramificada árvore a dar saborosos frutos. A interpretação cabe a quem a decifra, embora a matemática estabeleça alguns princípios universais, como o próprio valor de pi.

É possível desenhar uma árvore tendo como base simples regras. Primeiro, trace uma linha na vertical, equivalente ao tronco. E depois, duas linhas menores equivalentes a galhos, de tamanho entre metade e um terço, bifurcadas, formando algo próximo da letra “Y”. Agora repita o procedimento algumas vezes, iniciando pelos dois ramos. O que se obtém é um fractal – um objeto que apresenta a mesma aparência em diferentes escalas. Dito de outra forma, à medida que se repete a receita acima, sempre será possível observar ípsilons e ípsilons de tamanhos diferentes, pois há uma regra denominada similaridade sendo obedecida. Ao que parece, a natureza repete este padrão nas árvores, pois cada galho é em si uma repetição em escala menor do tronco.

Numa bela canção, chamada Árvore, do álbum Campo de Batalha (1992), o grande músico e poeta brasileiro Edson Gomes (n. 1955) fez lembrar, ao ritmo de reggae com suingue genuinamente brasileiro, que a natureza em geral, e a humanidade em particular, requer cuidados “todo santo dia / pois todo dia é santo”. A matemática, apesar de exata, consiste na mais humana das ciências, pois auxilia de forma singular a compreender e interpretar o mundo.