Pedro Oliveira

Jacuipense está de volta a seu santuário em Riachão


O Valfredão

Encontra-se na reta final de conclusão dos trabalhos, a revitalização do gramado e das melhorias das dependências do Estádio Municipal Eliel Martins – popularmente conhecido como Valfredão –, na cidade de Riachão do Jacuípe, para receber os jogos do Esporte Clube Jacuipense – O Leão do Sisal – pelo Campeonato Baiano em andamento e o Brasileiro da Série D, a começar no mês de abril.

O reencontro do torcedor com o líder da competição estadual, em seu santuário, está previsto para o próximo dia 16, as 19h15 min, contra o Atlético de Alagoinhas, em partida válida pela 9ª rodada do certame baiano.

Para sediar as partidas do Jacuipense, o Valfredão, ganhou melhorias no gramado e pintura nas cores do manto do Leão Grená – branco e vinho –, o que acabou dando um novo visual ao estádio que tem capacidade para receber cerca de 5 mil torcedores.

O pacote de benfeitorias contempla ainda, arquibancada, alambrado, vestiários, banheiros, cabines de rádio, tv, banco de reservas, reparos no sistema hídrico e elétrica, com troca de fios e cabos comprometidos na subestação que liga os refletores.

As informações são de Jorge Erivaldo de Jesus dos Santos, administrador do estádio, que disse ainda, que o gramado tem recebendo atenção especial, com colocação de areia e perfuração do piso deixado o terreno nivelado e mais fofo. Enquanto isso a grama passa pelo processo de recebimento de adubos e pulverização de veneno para evitar pragas. 

Na partida do dia 16, entre Jacuipense e Atlético de Alagoinhas, pelo estadual, o torcedor do Grená, poderá conferir as melhorias que a prefeitura tem feito na praça esportiva, atendendo as solicitações da Federação Baiana de futebol – FBF e Confederação Brasileira de Futebol – FBF. As pessoas que cuidam da manutenção do estádio, trabalham diariamente para garantir que todas as exigências feitas, sejam atendidas e, consequentemente, o laudo para autorização das partidas com o público presente seja aprovada pelas entidades.

O prefeito Carlos Matos, que tem acompanhando de perto os serviços que vem sendo feito no estádio, informou que o município está investindo cerca de R$ 200 mil nessa primeira etapa e relata: “O maior investimento será feito após o termino do Campeonato Baiano e o da Série D do Brasileirão, quando vamos fechar o Valfredão para fazermos uma reforma geral, com possibilidade de construção de um novo lance de arquibancada com capacidade para 4 mil pessoas, estruturação de cabines de rádio e tv, além da construção de tribuna de honra e camarotes. Esse é um projeto arquitetônico arrojado e caro. Temos uma emenda de R$ 1,5 milhão do deputado federal Paulo Azi e vamos buscar mais recursos para transformarmos o espaço em uma moderna arena com capacidade para 8 mil pessoas sentadas”.   

Paralelo a participação do Jacuipense nas competições: estadual e nacional, Carlos Matos, anunciou durante reunião com dirigentes da Liga de Futebol, do Departamento de Esportes e das agremiações participantes, o retorno da Copa do Interior, que há dois anos não é realizada por conta da pandemia.

A competição prevista para começar em abril, com 20 equipes, depende da publicação da tabela dos jogos do Esporte Clube Jacuipense no Valfredão, pela FBF e CBF, para não chocar com as datas do certame local.