Artes Visuais

SP Market recebe exposição Donas da Rua da História

Mostra gratuita apresenta mulheres revolucionárias, representadas pela Turma da Mônica

Foto: Divulgação
Donas da Rua da História

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, as Donas da Rua da História chegam ao SP Market e marcam o shopping da Zona Sul de São Paulo com a representação de 42 nomes que revolucionaram as áreas de ciência, educação, empreendedorismo, esporte, liderança e arte. Disponível desde o dia 1 de março, a exibição quer atrair os aficionados pelos quadrinhos e tem o objetivo de inspirar meninas a reconheceram sua força.

Criado pela Mauricio de Sousa Produções, o projeto Donas da Rua, traz as personagens do Bairro do Limoeiro para exaltar o protagonismo das mulheres e dar visibilidade a grandes líderes que impactaram a humanidade com atitudes positivas e autênticas. Seu compromisso é empoderar suas visitantes e combater a desigualdade de gênero.

O projeto, liderado por Mônica Sousa, diretora-executiva da MSP, tem como um de seus objetivos trazer visibilidade às mulheres notáveis para inspirar meninas e mulheres a buscar seu espaço em áreas como artes, ciências, esportes ou literatura. Essa proposta da MSP demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global.

Os painéis expostos associam imagens das meninas da Turma da Mônica com grandes nomes de mulheres. Alcione Albanesi é retratada com alguns traços da protagonista dos quadrinhos. Mônica reproduz a essência da empresária e filantropa brasileira, reconhecida por ser fundadora da FLC, primeira marca líder na venda de lâmpadas de LED no Brasil, além de ser idealizadora e líder da ONG Amigos do Bem, que beneficia a população do sertão nordestino por meio de ações como plantações de caju e oficinas de costura e artesanato.

A personagem Milena traz a representação da jogadora brasileira de basquete Janeth Arcain. A atleta recebeu o título de campeã mundial do esporte no ano de 1994 e conquistou duas medalhas olímpicas ao longo de sua carreira, sendo classificada como a terceira maior pontuadora da história da seleção.

Além delas, nomes como Ester Sabino e Jaqueline Goes, responsáveis pelo sequenciamento genético do coronavírus durante os primeiros casos da doença no Brasil; Enedina Marques, primeira mulher negra a se formar em engenharia no país em uma sociedade pós-abolição; a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, premiada pelo Prêmio Nobel da Paz com sua luta pelo direito das meninas aos estudos, e a artista mexicana Frida Kahlo, símbolo do feminismo, podem ser encontrados na mostra.

Maíra Santos, gerente de marketing do SP Market, expressa a relevância do mall ser tomado por um projeto tão significativo em um mês que comemora as lutas feministas. “É uma honra receber as Donas da Rua da História no mês de março, principalmente no Dia Internacional das Mulheres. Fazemos o possível para sermos relevantes para a comunidade em que estamos inseridos e, principalmente nessa data, queremos dar visibilidade e voz às mulheres tão importantes da nossa história”, declara.

A mostra é gratuita e estará posicionada na Vila Boim, próximo à livraria A Página. Os fãs da turminha poderão visitar as Donas da Rua até o dia 30 de março. A exposição ainda conta com monitores para acompanhar e orientar o público com deficiência visual, descrevendo o conteúdo dos painéis expostos.
 

Shopping SP Market

Av. das Nações Unidas, 22540 - Jurubatuba - São Paulo/SP