Imóveis

7 motivos para contratar um arquiteto na reforma da casa

Benefícios de contratar um arquiteto e um designer de interiores quando for repaginar a casa

Foto: LEIAMAISba
Cobertura em Salvador - Projeto da arquiteta e designer de interiores Heide Lacerda

O “faça você mesmo” é uma tendência aplicável em muitas coisas, mas é melhor evitá-la quando se trata de reformas ou mudanças na decoração de casa. Caso contrário, o projeto pode se tornar um verdadeiro desastre.

Para evitar dores de cabeça, a contratação de profissionais qualificados é fundamental. O GetNinjas - aplicativo para contratação de serviços - lista 7 motivos que justificam a importância de contar com arquitetos e designer de interiores na obra. 

1 - Evitar problemas a longo prazo

Ao contratar um profissional gabaritado no assunto, é realizado um estudo de causa, onde cada espaço é respeitado e decorado de acordo com a personalidade dos moradores.

A longo prazo, o investimento vale a pena e o ambiente será aproveitado da melhor forma pelos ocupantes, assim nenhum item comprado para a reforma será inutilizado.

2 - Estética perfeita

O profissional fará o projeto sob medida, de acordo com a sua personalidade e preferência. Os objetos que podem compor os espaços serão ferramentas para pequenos reparos ou reformas, dando um novo “ar” para os ambientes. Aquela parede descascada, porta antiga, mesa “bamba” ou cor de estofado desatualizada, tem solução!

3 - Mercado

O mercado de arquitetura e design de interiores está em expansão. Esses profissionais estão dispostos a contribuir no novo visual dos ambientes da sua casa de forma técnica e única.

4 - Valorização do ambiente e do imóvel

Qualquer mudança, por menor que seja, faz diferença no visual dos cômodos. Há uma preocupação técnica com a cores, disposição dos móveis e valorização do imóvel quando se investe nesses toques especiais. É importante valorizar esses profissionais que vão pensar no equilíbrio e no conforto, respeitando a vontade e o orçamento dos solicitantes para cada cômodo.

5 - Conforto e energia renovada

Mudar é sempre importante para renovar as energias de casa. Ao contratar um arquiteto ou especialista em interiores, toda preocupação do projeto e das ações aplicadas no ambiente não serão responsabilidade do contratante, ou seja, tempo para tomar aquele cafezinho e ler aquele livro interessante.

6 - Comodidade

O ambiente se torna mais agradável com um toque especial e garante comodidade aos moradores da casa. Na contratação de um arquiteto ou profissional designer de interiores, além de ajudar a definir uma nova decoração, o profissional é responsável por pensar no aproveitamento total dos espaços internos, nas dimensões dos móveis e adequar outros fatores que estão relacionados com a comodidade.

7 - Resultado esperado

Dificilmente, um trabalho bem arquitetado e dialogado com o cliente tem como dar errado. Esses profissionais são preocupados com a segurança e o conforto dos envolvidos, entendendo que todos devem ser respeitados em suas individualidades.

Contratar um arquiteto ou um designer de interiores é poder contar com um especialista tecnicamente e legalmente autorizado para te ajudar na transformação, criatividade, funcionalidade e estética e que isso torne os espaços mais agradáveis e adequados para a realidade dos moradores.

Um projeto feito por um arquiteto "agrega conforto e bem-estar, impede erros que vão desde a compra dos materiais à contratação de profissionais, evitando, com isso, gastos desnecessários, o que acaba barateando a reforma", acrescenta a arquiteta e designer de interiores Heide Lacerda, de Salvador. "A economia proporcionada muitas vezes cobre o investimento feito no projeto sob a responsabilidade de um arquiteto e designer de interiores."