Brasil / Nordeste

Nordestinos são os que mais gostam de cozinhar e ficar em casa

Ter a casa própria e uma profissão são prioridades para a população nordestina

Foto: Edgar Castrejon | Unsplash/Creative Commons
A cozinha (ao lado do quarto) é um dos locais preferidos

A população nordestina é a que mais tempo passa dentro de casa - e também a que mais gosta de cozinhar -, aponta o Censo QuintoAndar de Moradia, estudo inédito realizado em parceria com o Instituto Datafolha.

O sonho de ter a casa própria é a grande prioridade dos habitantes da região, atingindo nota 9,8, em uma escala de 0 a 10, uma das maiores médias do país.

Outras prioridades são: ter uma profissão (9,7), estabilidade financeira (9,5), constituir família (9,4), negócio próprio (9,3), religião e plano de saúde (9,2), carro (8,4), ter filhos (7,8) e, por fim, casar (6,8).

O levantamento do QuintoAndar aponta que 73% dos nordestinos são donos de sua própria moradia - 67% quitados e 6% financiados. Ao avaliar o tipo de imóvel mais disponibilizado, 92% da população reside em casa, o maior percentual do país, estando 84% em ruas abertas e 8% em condomínios/vilas. Já os apartamentos são morada de apenas 8% das pessoas, o menor índice entre todas as regiões.

Para o gerente de Dados do QuintoAndar, Thiago Reis, as informações ajudam na compreensão do que é relevante para a população do Nordeste do país em termos de moradia, ajudando todo o ecossistema imobiliário da região.

“Como referência e autoridade em moradia, estamos compartilhando esse levantamento que traz insights culturais e comportamentais do brasileiros nas várias regiões do país. Assim, temos maior visibilidade do que é necessário ser feito para nos aproximarmos do nosso propósito de abrir portas para que mais pessoas morem melhor.”

Para 95% dos entrevistados, a casa é o seu lugar favorito, com o quarto como o cômodo favorito, seguindo uma tendência dos brasileiros em quase todas as regiões.

A idade média das residências é de 24 anos, com 53% possuindo dois quartos. 74% dispõem de quintal ou área externa, mas apenas 2% possuem escritório para  home office, demanda crescente em meio à pandemia - 25% dos nordestinos passaram a trabalhar remotamente. 

Ainda que seja o menor percentual do país, mais do que a metade dos nordestinos têm pets, com os cachorros liderando a preferência (37%), seguido pelos gatos (20%) e pássaros/aves (2%).