Famosos

Morre dublador brasileiro de Wolverine e Esqueleto

A voz de Isaac Bardavid ficará mascada na história da dublagem no Brasil

Isaac Bardavid e o ator de Wolverine, Hugh Jackman

O ator e dublador Isaac Bardavid morreu no Rio de Janeiro nesta terça-feira (1 de fevereiro), aos 90 anos de idade.

Segundo seu neto, João, a morte foi decorrente de um problema respiratório crônico, o que comprometeu o coração,. 

"Ele já estava em coma induzido para não sentir dor, para não ficar desconfortável, estava entubado. O rim dele também começou a falhar, teve que fazer hemodiálise e já estava melhorando. Só que o pulmão voltou a falhar, mesmo com a entubação, a oxigenação ficou baixa demais", contou o neto.

"O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado", ele escreveu no Instagram.

A voz de Isaac Bardavid ficará mascada na história da dublagem no Brasil.

Ao emprestar seu timbre para papéis icônicos, como o super herói de garras Wolverine, ou o vilão Esqueleto, inimigo do He-Man, Isaac Bardavid adaptou personagens ecléticos, que vão do monstruoso Freddy Krueger ao delicado Tigrão, amigo do ursinho Pooh. 

O ator fez dezenas de novelas em mais de 50 anos de carreira, como "Irmãos Coragem" (Beato Zacarias), "Escrava Isaura" (Seu Chico), "O cravo e a rosa" (Felisberto), "Eterna magia" (Zequinha) e "Além do Horizonte" (Klaus).

Ele interpretou o Seu Elias Turco em episódios do "Síto do Pica-Pau Amarelo" e também participou de programas humorísticos como "Zorra Total", "Os caras de pau", "Cilada.com" e "Trapalhões".

Dos últimos trabalhos, sua participação em Cacereiros (2021), Bardavid interpretou Álvaro, tendo quatro anos antes filmado Dois Irmãos, no papel de Abbas. 

Isaac também atuou em filmes como "Os campeões" (1983), "O escaravelho do diabo" (2016) e "Histórias assombradas" (2017).