Televisão

Júnior e Mainha tem nova temporada

Websérie Na Rédea Curta é contemplada pelo Fundo Vozes Negras do YouTube

Foto: Bocciaphoto
Na Redea Curta

A rotina não faz morada na casa barulhenta de Júnior e Mainha. Mesmo com o paradeiro da pandemia e um longo período sem a sua “animada” convivência ser acompanhada pelo público da websérie Na Rédea Curta, os personagens interpretados pelos atores baianos Thiago Almasy e Sulivã Bispo agora retornam com novidades e prometem dar o que falar em 2022, com lançamentos tanto na web quanto nas telas do cinema.

Basta dizer que, após dois anos sem colocar novas histórias no ar, a dupla acaba de ser selecionada pelo Fundo Vozes Negras, que divulgou sua lista de 35 projetos brasileiros contemplados, entre o total de 135 no mundo (https://blog.youtube/intl/pt-br/news-and-events/brasil-fundo-vozes-negras-2022/). O fundo é iniciativa mundial promovida pelo YouTube para apoiar criadores e artistas negros, que recebem recursos para investir em produção de conteúdo nos seus canais.

A notícia foi recebida com pipoco e gritaria na casa de Mainha, uma vez que o fundo chega como o aporte financeiro necessário para a websérie, que retrata de forma bem humorada o cotidiano de uma mãe e seu filho na periferia de Salvador, ganhar uma produção mais audaciosa, passo que Sulivã e Thiago há muito já queriam dar.

O primeiro episódio da nova temporada foi ao ar ontem, 26, (https://www.youtube.com/watch?v=43ADf6amWps) e, a partir de agora, novos conteúdos e episódios serão lançados semanalmente nas redes sociais de Na Rédea Curta, sempre às quartas-feiras, 20h, ficando exclusivo para o YouTube durante uma semana.

Isso acontecerá por, pelo menos, 12 meses, período de duração do fundo. Mas antes de acabar o ano de 2022, a dupla também estreia nos cinemas com um longa-metragem que deve arrancar muitas outras reações do público além de boas risadas. Na Rédea Curta – O Filme tem lançamento previsto para o segundo semestre.

Na prática, a presença do investimento do Fundo Vozes Negras nas confusões vividas por Junior e Mainha implica em um salto na qualidade audiovisual dos episódios, com filmagem em 4K, elenco do núcleo alternativo expandido, com mais de 30 novas participações de artistas e influencers, e muitas gravações em locações externas. Vai ter “confusão” no cinema, no restaurante, na praia, na delegacia, no aeroporto e numa audiência de conciliação.

Um dos episódios acontece durante um torneio de baleado e promete ser um dos campeões no quesito “baderna”. O jogo reúne um time de peso de humoristas baianos também conhecidos por serem influenciadores e movimentarem milhares de seguidores em torno dos conteúdos que publicam nas suas redes sociais.

Disputam a bola – contra a vontade de Mainha - Enderson Cobra (@enderson_cobra), os Gêmeos Fexação (@gemeos_fexacao), Gabriel Randal (@_gabrielrandal), Cereja (@cerejaaaaaa) e Baby (@ocleidson).

Novos personagens da temporada também ganham vida pelo talento de atores convidados para a temporada, como a diretora, produtora e atriz do Bando de Teatro Olodum, Merry Batista, e o ator e diretor de cinema Licínio Januário. Claro que estão lá também os veteranos Meire (Genário Neto), Bisteca (Rodrigo Villa) e Keylane (Bárbara Bela), antagonistas já tão queridos pelo público, além dos fiéis amigos de Júnior, Hulk-Mirim (João Victor Soares) e Natiele (Larissa Libório).

“Os convites contemplam a nossa vontade tanto de reconhecer o talento de profissionais que estão no teatro há um tempo e buscam novos espaços para divulgar seu trabalho, quanto de dialogar com a galera que está no rolê da Internet e que irá contribuir para a nova temporada reverberar entre seus seguidores, num alcance cruzado. As parcerias de afeto também são sempre um critério para a seleção do elenco”, comenta Thiago Almasy.

Muito mais que surfar na onda positiva desse momento, o desejo de Sulivã e Thiago é o de desbravar novas praias. “Estamos criando outros formatos de conteúdo a partir das gravações desta temporada e, a partir daí, queremos ocupar espaços onde Júnior e Mainha ainda não estão, ampliando a nossa presença digital”, comenta Sulivã Bispo, que assina o figurino da nova temporada. A direção e o roteiro dos episódios são assinados por seu parceiro, Thiago Almasy, que vem realizando trabalhos para grandes nomes da indústria audiovisual, como Amazon Prime, Netflix e Multishow.

Fundo Vozes Negras – Para qualquer artista que busca presença digital, uma iniciativa não seria mais bem-vinda do que a de um fundo financiado pelo YouTube, segunda maior rede social usada no mundo, para apoiar a criação de conteúdo na Internet. Não à toa, Sulivã e Thiago já haviam se inscrito duas vezes antes de serem contemplados para a edição 2022 do Fundo Vozes Negras.

“Para a gente que busca criar conteúdo diretamente da periferia, sempre pensando na sustentabilidade e na viabilidade da gestão do projeto, realmente é uma grande conquista, sobretudo porque estamos sendo capacitados com programas de treinamento do YouTube que ajudam na produção e administração do negócio, sem falar que alcançamos um nível de projeção nacional ao sermos selecionados ao lado de projetos do Brasil inteiro”, comenta Thiago.

Entre as novidades da nova fase do canal Na Rédea Curta está uma Lojinha Virtual e a criação do Clube de Membros, por meio do qual assinantes poderão ter acesso a conteúdos exclusivos, como vídeos, posts, transmissões ao vivo e até emojis. “Além dos episódios da websérie, iremos realizar lives com a intenção de aproximar nossos fãs dos personagens de Júnior e Mainha através dos recursos de interação do Super Chat”, adianta Sulivã.

O Fundo Vozes Negras está na sua terceira edição e representa um compromisso global do YouTube para elevar e incentivar criadores e artistas negros na plataforma. O objetivo é apresentar narrativas inovadoras que enfatizem o poder intelectual, autenticidade, dignidade e alegria das vozes negras, bem como educar o público sobre a justiça racial.--