Ciência

Nasa quer entender por que Vênus se transformou em um inferno

Vénus é chamado com frequência de planeta irmão da Terra

Foto: Nasa
Vênus: chuva de ácido sulfúrico

Apesar de Mercúrio estar mais próximo do Sol, Vênus é o mais quente dos planetas do sistema solar, com uma temperatura que permanece em torno dos 480 graus centígrados, tanto pelo dia quanto à noite.

A Nasa - agência espacial dos Estados Unidos, quer entender os motivos que levaram o planeta Vênus a se transformar em um mundo infernal, uma estufa descontrolada, depois de ter sido provavelmente o primeiro mundo habitável do sistema solar, com um clima semelhante ao da Terra.

A missão DaVinci+ medirá a composição da atmosfera de Vênus para entender como ela se formou e evoluiu, bem como determinar se o planeta já teve um oceano.

A Nasa receberá, então, as primeiras imagens de alta resolução das características geológicas únicas de Vênus conhecidas como “tesselas”, que podem ser comparáveis ??aos continentes da Terra, sugerindo que o planeta possui placas tectônicas. Esta seria a primeira missão liderada pelos EUA à atmosfera de Vênus desde 1978, e os resultados podem reformular a compreensão da formação de planetas terrestres em nosso sistema solar e além.

Vênus é o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol, orbitando-o a cada 224,7 dias. Recebeu seu nome em homenagem à deusa romana do amor e da beleza Vénus, equivalente a Afrodite.

Depois da Lua, é o objeto mais brilhante do céu noturno, atingindo uma magnitude aparente de -4,6, o suficiente para produzir sombras. A distância média da Terra a Vênus é de 0,28 AU, sendo esta a menor distância entre qualquer par de planetas. 

Como se encontra mais próximo do Sol do que a Terra, ele pode ser visto aproximadamente na mesma direção do Sol (sua maior elongação é de 47,8°). atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

Vénus é considerado um planeta do tipo terrestre ou telúrico, chamado com frequência de planeta irmão da Terra, já que ambos são similares quanto ao tamanho, massa e composição.

Vénus é coberto por uma camada opaca de nuvens de ácido sulfúrico altamente reflexivas, impedindo que a sua superfície seja vista do espaço na luz visível.

Possui a mais densa atmosfera entre todos os planetas terrestres do Sistema Solar, constituída principalmente de dióxido de carbono. Vénus não possui um ciclo do carbono para fixar o carbono em rochas ou outros componentes da superfície, nem parece ter vida orgânica para absorvê-lo como biomassa.

Acredita-se que no passado Vénus possuía oceanos como os da Terra, que evaporaram quando a temperatura se elevou, restando uma paisagem desértica, seca e poeirenta, com muitas pedras em forma de placas. A água provavelmente se dissociou e, devido à inexistência de um campo magnético, o hidrogênio foi arrastado para o espaço interplanetário pelo vento solar. 

A pressão atmosférica na superfície do planeta é 92 vezes a da Terra.