Artes Visuais

Exposição O Jardim das Maravilhas de Miró chega ao Rio

Com obras inéditas e experiências imersivas para todas as idades

Foto: Divulgação
O Jardim das Maravilhas de Miró

Um passeio sensorial pelo universo de Joan Miró será aberto aos cariocas. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, depois de virar sucesso de público em São Paulo, a exposição “O Jardim das Maravilhas de Miró” chega ao shopping Rio Design Barra com obras nunca antes vistas na cidade: 20 litografias e 22 impressões de uma coleção particular estarão em ambientes pensados para criar encantamento. O percurso é uma experiência imersiva pela imaginação de um dos mais notáveis artistas do século XX.

Com produção assinada pela YDreams Global, também em sua estreia no Rio de Janeiro, realização do Museu a Céu Aberto, e curadoria de Karina Israel, Aline Sultani e Paulo Solano, a mostra atualiza a forma de explorar a obra de Joan Miró, que não era tema de exposições na cidade há sete anos.

Em “O Jardim das Maravilhas de Miró”, o imaginário do pintor catalão não está apenas em seus trabalhos originais, mas também em um percurso onde os visitantes descobrem como as esferas, cones, quadrados e linhas do pintor catalão se transformam em animais. Podem também criar seus próprios pássaros e borboletas usando o processo criativo do artista em mesas interativas e ainda fazer um autorretrato surrealista com sobreposições de imagens de Miró, entre outras atrações.

A exposição é livremente inspirada na obra literária “Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró”, escrita em 1927 pelo poeta espanhol Rafael Alberti em homenagem a Joan e sua esposa Pilar.

Na série de poesias, o amigo e conterrâneo de Miró imagina uma viagem do casal a um jardim imaginário cheio de estrelas, flores, plantas exóticas e pequenos bichos.

Miró gostava de comparar a sua profissão de artista com a de um jardineiro: aquele que cuida e experimenta para melhor criar. Com obras reconhecidas em todo o mundo pelos conceitos de Surrealismo, Cubismo e Fauvismo, Miró agora dá aos convidados a oportunidade de experimentar suas cores, traços firmes e símbolos caligráficos em uma nova linguagem.

A experiência

Ao iniciar a visitação, o espaço Observatório das Obras traz os poemas e litografias originais da coleção particular Maravilhas com variações acrosticas no Jardim de Miró, composta por Rafael Alberti e ilustrada por Joan Miró. A obra é composta por: 7 litografias de 49,5 x 71 cm; 13 litografias de 49,5 x 35,5 cm; 22 impressões, sendo poesias e folha de rosto com 49,5 x 71 cm; Caixa e capa: litografia sobre tecido.

-Horto das Formas apresenta um jardim cenográfico estilizado que revela formas inspirada em plantas e animais em suas cercas. Em cada ponto imersivo, os visitantes descobrem como as formas que podem ser entendidas inicialmente como esferas, cones, cilindros, quadrados, linhas, entre outros acabando se transformando em centopeias, flores, pássaros, borboletas.

- A área Fonte das Cores o visitante pode brincar misturando cores numa fonte interativa que reage a posição sobre as marcas com as principais cores utilizadas por Miró.

- O ambiente Sintonia com o Cosmos é baseada na frase “Creio que meu trabalho vai transportar você a um mundo de real irreabilidade”, escrita por Joan Miró ao comerciante de arte Pierre Matisse. O local reserva uma área lúdica para os visitantes refletirem sobre de onde veem as ideias para a criação? Do início, do nascimento, da morte, que questionamentos e sentimentos despertam a imaginação e mobilizam o processo criativo do artista.

- Infinito Criativo traz como referência e inspiração as inúmeras criaturas que existem neste jardim fabuloso, concebidas através de formas, traços e cores. Em mesas interativas, os visitantes são convidados a criarem novas figuras, que serão exibidas em um painel digital.

- No Farol do Mundo o visitante poderá fazer o seu autorretrato com sobreposição de imagens e compartilhar nas redes sociais. Nesta área ainda e finalizando a mostra, um ponto instagramável convida o visitante a exercitar a visão do artista, em lugar colorido e repleto de mobiles, que permitirá ao público encontrar o melhor ângulo para criar a sua própria visão surrealista da exposição.

Joan Miró é um dos maiores expoentes da arte mundial, Joan Miró nasceu em Barcelona em 1893 e viveu até os 90 anos.

A partir do Surrealismo, do Cubismo, do Fauvismo, Miró criou sua própria linguagem artística conhecida pela espontaneidade e pelo experimentalismo.

Ansiava por traduzir a leveza e a originalidade que via nas coisas, cores e formas ao seu redor. Com seu olhar de criança e traço firme, o pintor, gravador, escultor e ceramista buscou retratar o mundo com essa visão aberta e quase primitiva, filtrada, porém pela inteligência de um homem maduro do século XX.