Adiberto de Souza

Modelo de segurança público é um fracasso no Brasil

Embora os governos tentem encobrir o sol com a peneira, o atual modelo de segurança pública não protege mais o cidadão e, incapaz de prevenir o crime, vive a correr atrás do criminoso. Este, quando preso, é logo devolvido às ruas para delinquir novamente.

Derrotado pela crescente violência, o sistema procura culpar a vítima, acusando-a de facilitar a vida dos marginais ao sacar dinheiro no caixa eletrônico, não proteger o patrimônio com cerca elétrica e segurança particular, deixar de fazer o seguro do carro, transitar por locais inseguros, se distrair ao abrir o portão da garagem, etcétera e tal.

Ora, a sociedade paga impostos para ter protegidos a vida e o patrimônio. Fosse para tomar tantas precauções, não havia necessidade de segurança pública.

Pior é que, enquanto se discute de quem é a culpa pelo crescimento da criminalidade e a falência do setor policial, o povo paga caro para tentar sobreviver num verdadeiro fogo cruzado. Só Jesus na causa!

Sem pressa

Engana-se quem pensa que o governador Belivaldo Chagas (PSD) está com pressa para anunciar o nome daquele que disputará a sua sucessão. Ontem, ao ser questionado por um repórter se já tinha definido o postulante ao governo, Chagas deu um tiro na conversa: “Já: o candidato a governador é o nosso superintendente de Comunicação, Givaldo Ricardo”, brincou. Essa falta de pressa de Belivaldo agrada por demais o deputado federal Laércio Oliveira (PP), pré-candidato à cadeira do pessedista e defensor que o anúncio só ocorra a partir de março. Danôsse!

Saúde feminina

Pesquisa do Datafolha revela que a média da idade para a primeira ida ao ginecologista é de 20 anos. Os motivos das visitas foram a necessidade de esclarecer algum problema ginecológico (20%), a gravidez ou a suspeita dela (19%) e a prevenção (54%). Sete a cada 10 entrevistadas acham que a decisão sobre a interrupção da gravidez cabe somente à mulher. Outras 25% disseram que a questão deve ser decidida pelas leis da sociedade. Será mesmo? Aff Maria!

Guinada à direita

O outrora esquerdista radical Francisco Gualberto já decidiu trocar o PT pelo PSD do governador Belivaldo Chagas. Vice-presidente da Assembleia, o deputado ainda petista disse ter recebido convites de várias legendas, mas optou pelo PSD por ser um partido do bloco que foi constituído pelo saudoso ex-governador Marcelo Déda (PT). O projeto de Gualberto para este ano é disputar uma cadeira na Câmara Federal. Ah, bom!

Não é crime

A colocação de adesivo em veículos contendo apenas o nome de suposto candidato às eleições não configura propaganda eleitoral antecipada. A Justiça Eleitoral adverte, contudo, que a mensagem não pode reunir elementos que caracterizem apelo explícito ou implícito ao eleitor de forma que seja associada a eventual candidatura. Então, tá!

Reeleição garantida

Os cartolas vão às urnas, sexta-feira próxima, para reeleger o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas. A reeleição está garantidíssima, pois apenas a chapa “O futebol sergipano no rumo certo” foi inscrita para participar do pleito. Ademais, “Miltinho” espera contar com 100% dos votos, pois todos os “eleitores” já se declararam favoráveis à permanência dele no comando da FSF por mais quatro anos. Em 2018, Milton Dantas teve cerca de 90% dos votos. Marminino!

Excesso de vaidade

A oposição sergipana peca pela vaidade. Quem pensa assim é a vereadora aracajuana Emília Corrêa (Patriota). Entrevistada pela radialista Magna Santana, a parlamentar deixou claro que se quem se opõe ao governo de Sergipe não se unir de verdade, a turma da situação continuará ocupando os espaços de poder. Emília é vista pelos aliados como um bom nome para compor a chapa majoritária, porem a efetivação da candidatura dela pode não ocorrer justamente pelo excesso de sapato alto dos oposicionistas. Crendeuspai!

Longe dos holofotes

Quando a jornalista Lurian Lula da Silva (PT) resolveu morar em Aracaju, no final de 2019, era voz corrente que a herdeira do ex-presidente Lula (PT) tentaria disputar as eleições municipais. Chegou-se, inclusive, a anunciar uma possível chapa da vice-governadora Eliane Aquino (PT) e Lurian, respectivamente, como candidatas a prefeita e a vice de Aracaju. Isso não ocorreu, e a filha do “Barba” se mantem longe dos holofotes, assessorando o senador Rogério Carvalho (PT), cargo que assumiu após se mudar de mala e cuia para Aracaju. Vixe!

Tricovid-19

Pelo menos duas autoridades sergipanas contraíram covid-19 três vezes. O secretário estadual da Segurança Pública, João Eloy, e a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, estão isolados em suas residências após terem testado positivo para a doença. Ambos já haviam sido infectados outras duas vezes pelo coronavírus. Tanto Eloy quanto Waneska sentiram sintomas leves e passam bem. Melhoras!

Pinóquio

Como perguntar não ofende: será que, após ter sido flagrado mentindo vergonhosamente para difamar a Anvisa, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai continuar usando a citação bíblica “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”? Alguém precisa lembrar ao capitão de pijama que, segundo a Bíblia, “a palavra do mentiroso é falsa e seu discurso enfadonho e débil”.  Desconjuro!

Noite de autógrafos

A jornalista Alexandra Brito lança nesta terça-feira, o livro “Fragmentos de Memórias”. Impresso pela Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe, a obra rememora coisas vividas pela autora quando tinha entre 3 e 4 anos de idade e faz uma homenagem à mãe, dona Márcia. O lançamento está marcado para às 17 horas, na Biblioteca Pública Ephiphânio Dória, zona sul de Aracaju. Prestigie!