Saúde

Saiba quais são os principais tipos de cirurgias da região íntima

A região íntima passa por alterações com o passar dos anos

A perda gradativa de colágeno e elastina pode provocar flacidez e as alterações metabólicas e hormonais podem causar perda de volume, excesso de gordura, escurecimento íntimo, crescimento dos lábios internos ou do clitóris, entre outras queixas femininas recorrentes.

Para acabar com os principais incômodos com a região íntima e promover uma regeneração genital, muitas mulheres, entre elas, algumas famosas, tem recorrido às cirurgias íntimas.

A labioplastia, por exemplo, é uma alternativa para pacientes que buscam melhorar a autoestima e recuperar a aparência e a funcionalidade perdidas ao longo do tempo. Ela altera o tamanho dos lábios internos e/ou externos da vulva e elimina o excesso de pele, deixando a região mais simétrica e com aspecto rejuvenescido.

Qualquer procedimento íntimo é conduzido de forma personalizada de acordo com as características de cada paciente, em busca de devolver a funcionalidade e melhorar a autoestima, explicam as ginecologistas e sócias da Emeg, Ana Cristina Batalha, Cristina Sá e Ticiana Cabral.

Especializadas em ginecologia regenerativa, estética e funcional, as médicas descreveram as principais cirurgias íntimas. Conheça cada uma delas:

Clitoroplastia

É a cirurgia indicada para pacientes com excesso de pele cobrindo o clitóris ou com aumento do clitóris, condição que afeta 25% da população feminina mundial e pode estar associada a fatores genéticos e também ao uso excessivo de anabolizantes.

Para tratar mulheres com hipertrofia clitoriana sem afetar o prazer feminino, a médica desenvolveu uma técnica pioneira, que leva o seu nome.

“Nunca tive pacientes com qualquer tipo de perda sensorial, pelo contrário, quando se 'retira' um fator causal de inibição sexual, a paciente fica mais desenvolta, com uma melhora da sua autoestima”, destaca Ana Cristina Batalha.

Labioplastia

A labioplastia externa é indicada para as pacientes que têm o lábio externo muito grande ou excesso de flacidez, típico de quem perdeu muito peso, por exemplo. O procedimento serve para retirar gordura e sobra de pele dessa região. “Já a labioplastia interna é o tipo que mais temos solicitações no consultório.

Como o lábio interno é uma semimucosa, ou seja, não tem queratina cobrindo, quando ele se exterioriza muito, passa a causar desconforto na paciente, resseca mais.

Não é só o ponto de vista estético, pois, por ser uma região delicada, vai comprometer atividades do cotidiano da mulher como usar uma roupa muito apertada, sentar na bike, fazer exercícios ou até mesmo dor durante a relação sexual”, conta Cristina Sá.

Redução do Monte de Vênus

A monsplastia é a cirurgia que reduz o excesso de pele e acúmulo de gordura localizada na região do púbis. 

Para melhorar os resultados estéticos e otimizar a recuperação, o procedimento é realizado com a ajuda da tecnologia SmartLipo, que utiliza o laser associado à lipoaspiração.

O equipamento é capaz de derreter a camada gordurosa e estimular colágeno por meio do calor (reduzindo a flacidez), ao mesmo tempo em que cauteriza os vasos (evitando lesões).

Plicoma

É um excesso ou saliência de pele que é normalmente localizada na parte de fora do ânus. Geralmente não causa dor nem tem sintomas associados e são percebidos durante a higienização do ânus ou ato sexual.

“Eles são mais comuns em mulheres que já engravidaram e pessoas acima do peso, mas pode ser causado por muitos fatores, como fissuras anais, hemorroidas, constipação e até pela prática de sexo anal”, explica Ticiana Cabral.

O plicoma pode ser retirado por meio de intervenção cirúrgica, indicada quando o paciente sente incômodo com a protuberância. Além de melhorar a aparência, o procedimento pode aliviar coceira e sensação de inchaço no ânus e auxilia na higiene da região.