Seu Pet

Veja o que seu animal de estimação pode comer na festa de réveillon

Há 139,3 milhões de animais de estimação, no Brasil

Foto: Pixabay | Creative Commons
Nem todo alimento que é saudável para você faz bem a seu pet

O Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais em todo o mundo e é o terceiro maior país em população total de animais de estimação. São 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais. O total é de 139,3 milhões de pets, o que demonstra a força potencial do setor na economia brasileira.

Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.

Com números tão grandiosos, é natural que a maior parte dos pets passe junto dos donos os festejos de fim de ano. Porém, nessas horas, o que oferecer para eles? O mesmo que estamos comendo?

Não. De acordo com a professora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Unime Lauro de Freitas, Aline Quintela, o tutor do animal de estimação deve preparar uma comida especial e separada.

"Durante os festejos é preciso ficar atento aos alimentos que fazem mal aos cães e gatos. Os produtos e ingredientes utilizados na ceia podem representar riscos para a saúde dos animais", reforça a professora.

Entre os componentes citados por ela está a uva passa. Tão amada e odiada ao mesmo tempo, as uvas têm potenciais tóxicos e podem causar graves danos renais aos pets. Não há uma prova científica e nem uma quantidade exata, mas amostras de animais que ingeriram a fruta seca apresentaram sintomas graves.

Os panetones e chocotones também oferecem alto risco à saúde dos animais por vários motivos. Além das uvas passas e frutas cristalizadas, há muito açúcar neste alimento. Também existe um alto teor de gordura, podendo causar graves problemas gástricos, vômitos e diarreias. Vale lembrar que refeições gordurosas podem dar pancreatite.

Por falar em gordura, costuma-se cozinhar muitas carnes com ossos. Apesar de parecer apetitoso, nunca oferecer as sobras aos cães. Saiba que depois de cozidos, todos os ossos tornam-se mais frágeis e ficam mais propensos a quebrar. Os fragmentos podem causar obstruções ou perfurações no esôfago, estômago ou intestino dos animais.

Por fim, saiba que a digestão de macadâmias demora 12h. Os efeitos que ela apresenta no cão são: fraqueza, depressão, tremores, vômitos e hipertermia (febre). Alimentos como amendoim, pistache e castanha de caju podem ser oferecidos, desde que sejam naturais e sem sal.

Outras dicas

-- Não deixe seu bicho de estimação frequentar a cozinha movimentada

-- Nunca exagere na quantidade de comida

-- Descarte sobras de comidas, especialmente os ossos, com muito cuidado e certifique-se para que estejam inacessíveis.