Seu Pet

Como preparar seu animal de estimação para o final do ano

Veja como minimizar situações de estresse dos animais

Foto: Pixabay | Creative Commons
É possível incluir cães e gatos na programação familiar

As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, chega também a preocupação dos tutores de pets sobre como prepará-los para a época de festividades. Não são só os fogos de artifício o motivo de atenção. Há outros perigos e disparadores de situação de estresse para os animais, principalmente para os cães.

Confira as dicas da veterinária Fernanda Duran, da Mars Petcare, para as famílias curtirem as festividades com os pets, sem oferecer riscos à saúde deles e aproveitando ao máximo os benefícios da interação com seu animalzinho de estimação.

"É importante mostrar que é possível, sim, incluir cães e gatos na programação familiar. Essa mensagem é ainda mais urgente nessa época do ano, quando infelizmente cresce o número de cães e gatos abandonados", explica Fernanda Duran. "Pets fazem parte da família e, com programação e cuidados, dá para garantir o bem-estar deles e diversão para toda a família".

Não ofereça alimentos diferentes

É verdade que o cheirinho das ceias de fim de ano atraem os pets, e muita gente não consegue resistir ao olhar pidão deles. O problema é que essa atitude feita na melhor das boas intenções pode fazer mal para eles. "Qualquer mudança alimentar pode afetar potencialmente o pet. Prefira os alimentos aos quais ele já está acostumado e, se quiser agradá-lo, ofereça os petiscos que ele adora", conta Fernanda. "Se você é o tutor, não tenha receio de orientar os adultos e as crianças para não oferecerem comidas não indicadas", completa.

Uma dica é: leve o petisco de mais agrado do seu pet, assim as crianças podem brincar e o seu cachorro ou gato podem curtir a festa juntos.

Hidrate bem seu pet

A mudança de rotina na casa pode fazer o seu animal ficar mais agitado e, aliada as temperaturas mais altas dessa época do ano, aumenta a necessidade de deixá-lo mais bem hidratado. "A falta de hidratação, além de fazer mal ao pet, pode aumentar a irritabilidade dele. Mantenha sempre água fresca disponível e ofereça a ele", diz.

Outra opção muito saudável, equilibrada e prática para a correria das festividades são os sachês. A alimentação úmida é fonte rica em ingredientes e minerais, além de ser produzida à base de água, o que ajuda muito para manter o pet hidratado. Sem contar com a praticidade de poder carregar os sachês na bolsa, em vez de pacotes de ração. Sachês são refeições completas e nutritivas, assim como o alimento seco.

Cuidado com a decoração da casa

Bolinhas e outros enfeites de Natal chamam mesmo a atenção dos pets. Quem nunca flagrou um pet jogando com um deles como se fosse um brinquedo? Só que há riscos para os pets. "Evite que os animais tenham acesso a esses enfeites. Esses produtos podem conter substâncias que, ao serem ingeridas, provocam mal-estar gástrico, vômitos e outros efeitos", explica Duran.

Atenção com o excesso de barulho
Nem sempre dá para evitar os barulhos dessas festas, inclusive os temidos fogos de artifícios. Mas dá para minimizar o impacto nos pets com algumas dicas.

"O barulho e o medo de fogos podem disparar situações de pânico, alteração cardíaca e outras reações negativas no pet. Se não dá para evitar, coloque uma música ambiente para distrair e disfarçar o barulho", conta Fernanda.

Se possível, deixe-os dentro de casa em um ambiente o mais isolado possível do barulho e longe de portas de vidro para evitar acidentes graves. Para evitar fugas, também fique atento para manter portas e portões fechados.

Deixe por perto os brinquedos favoritos

Toda mudança de rotina da casa ou na rotina do pet pode impactar no comportamento dele. Para que ele não se sinta deslocado ou incomodado, ofereça a ele os seus brinquedos favoritos ou objetos que remetam a momentos de diversão e acolhimento. "Isso é importante principalmente para que ele se sinta confiante no meio de pessoas que, muitas vezes, ele não tem contato", diz.

Atenção ao figurino

É muito comum alguns tutores prepararem um look lindo para o pet usar nas festas. Mas vale o alerta: uma roupinha ou acessório pode acabar deixando-o estressado, ainda mais nessa época de temperaturas mais altas. "Antes de tudo o tutor tem que pensar no bem-estar do animal. Se você colocou a roupa e ele demonstrou algum incômodo ou desconforto, tire a roupinha imediatamente, ok?", diz Fernanda.

Não force a barra para o pet interagir

Deixe um cantinho preparado com cama, água, comida e brinquedos, para caso ele queira ficar longe do agito. "É importante que ele tenha um espaço mais tranquilo, para que consiga descansar", encerra.