Cidade

Volta dos 3 Faróis muda o trânsito em Salvador em percurso de 70km

Confira as etapas da volta ciclística


O percurso a ser feito pelos ciclistas

A X Volta dos 3 Faróis terá sua concentração e largada em frente ao Shopping Barra, nesse domingo (5 de dezembro). Os ciclistas vão percorrer cerca de 70 quilômetros.

Haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para doação após a realização do evento a entidades de obras sociais em Salvador.

1ª Etapa - O evento inicia partir às 7h da manhã de domingo, passa pela Av. Centenário, Vale do Canela, desce a Av. Contorno e tem uma parada rápida no Elevador Lacerda para agrupar e tirar fotos.

2ª Etapa – Os ciclistas retomam a pedalada, seguem pela via principal do Comércio, Estação Ferroviária, Mares, Largo de Roma, Dendezeiros, sobem a Sagrada Colina e têm uma parada na Igreja do Senhor do Bonfim para agrupar e tirar fotos.

3ª Etapa – Partindo do Bonfim seguimos para o Farol de Humaitá, onde teremos o 1º Ponto de Apoio com hidratação, banheiros e a marcação dos ciclistas que cumpriram o percurso até o 1º farol do desafio.

4ª Etapa – Saindo de Humaitá voltamos a passar pelo Forte de Mont Serrat pra seguir em direção ao Largo de Roma, Av. Frederico Pontes, passando novamente na Estação Ferroviária, desta vez seguindo para o Viaduto dos Motoristas, Av. San Martin, Av. Luis Eduardo Magalhães, entramos na Av. Paralela e paramos na Praça do Imbuí, onde teremos o 2º Ponto de Apoio com hidratação e banheiros.

5ª Etapa – Partindo do Imbuí entramos novamente na Paralela, subimos a Av. Mãe Stella de Oxossi, alcançamos a orla já no sentido da volta para chegar ao Farol de Itapuã, onde teremos 3º Ponto de Apoio com hidratação, banheiros e a marcação dos ciclistas que cumpriram o percurso até o 2º farol do desafio.

6ª Etapa – Desceremos pela orla sem paradas, nem desvios, até o Farol da Barra com previsão de chegada a partir das 12:30 da manhã. Lá teremos o 4º e último ponto de apoio com hidratação, banheiros e onde faremos a premiação daqueles que cumpriram todas as etapas do percurso.

A mudança no trânsito

De farol a farol, o trânsito na orla e em outros bairros de Salvador terá algumas alterações durante a realização de dois eventos esportivos neste domingo.

Por causa da competição “Meia Maratona Farol a Farol”, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará interdições desde a largada do evento, no Clube Espanhol, até o ponto de chegada, no Farol da Itapuã, das 4h às 10h.

O tráfego de veículos será interditado com liberação progressiva à passagem dos atletas nas seguintes vias: Av. Oceânica, no trecho compreendido entre a Rua Dr. Artur Neiva, e a curva da praia da Paciência; Rua da Paciência (faixa dupla à direita, sentido Itapuã, no trecho compreendido entre a Rua Euricles de Matos e o Largo de Santana); Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Praça Colombo (até o Largo da Mariquita).

Os veículos que trafegam pelos trechos interditados terão como opção de tráfego: Rua Eurycles de Matos, Av. Anita Garibaldi, Rua Adhemar de Barros, Rua N e Rua Professor Sabino Silva no sentido Rio Vermelho/Barra. Já no sentido Ladeira da Barra/ Ondina, os condutores podem trafegar pela Av. Sete de Setembro, Rua Afonso Celso, Rua Marquês de Caravelas, Rua Miguel Burnier, Largo do Chame – Chame e Av. Centenário. Veículos provenientes da Av. Cardeal da Silva com destino ao Rio Vermelho devem seguir pela Travessa Prudente de Moraes, Rua da Paciência (sentido Ondina), Rua Eurycles de Mattos e Av. Anita Garibaldi.

Entre 4h e 10h, haverá desvio do tráfego de veículos com liberação progressiva à passagem dos atletas no Largo da Mariquita, sentido Itapuã, para à Rua do Meio, ambos locais no bairro do Rio Vermelho.

A partir deste ponto, no sentido Itapuã, o trânsito será interditado e liberado progressivamente à passagem dos atletas, na faixa à direita das seguintes vias: Rua Marquês de Monte Santo, Praça dos Jangadeiros, Av. Amaralina, Largo de Amaralina, Av. Octávio Mangabeira (desde o Rei do Pirão) até o Largo da Sereia de Itapuã.

O tráfego de veículos será interditado também de 04h às 10h na Rua Aristides Milton (sentido Stella Mares), Rua Prof. Souza Brito (sentido Stella Mares), Rua Farol de Itapuã e Praça Vinicius de Moraes.

Os veículos com destino a Itapuã terão como opção de tráfego as seguintes vias: Av. Prof. Magalhães Neto, Avenida Tancredo Neves, Av. Luis Viana Filho/Paralela e Av. Orlando Gomes.

De 4h às 10h, o trânsito será desviado da Av. Octávio Mangabeira para Av. Dorival Caymmi - sentido Stella Mares. Os veículos terão como opção de tráfego: a Av. Alameda da Praia ou a Av. Mãe Stella de Oxóssi.

O órgão de trânsito ainda fará a interdição progressiva do tráfego de veículos no roteiro do evento ciclístico “Volta nos 3 faróis”, que percorre diversas regiões da cidade.

As vias afetadas são: Av. Centenário (saída Shopping Barra), Alça de Acesso a Av. Reitor Miguel Calmon, Av. Reitor Miguel Calmon, Av. Lafayete Coutinho/ Av. Contorno, Praça Visconde de Cayrú, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, Av. Jequitaia, Largo da Calçada, Rua Fernandes Vieira, Rua José Martins Tourinho, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce, Av. Dendezeiros do Bonfim, Ladeira do Bonfim, Largo do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Faria, Rua Teodósio Rodrigues de Faria, Rua Plínio de Lima, Rua Rio São Francisco, Rua da Boa Viagem, Rua Monte Serrate, Ponta de Humaitá, Rua Monte Serrate, Rua da Boa Viagem, Largo da Boa Viagem, Av. Luiz Tarquínio, Praça Irmã Dulce, Rua Barão de Cotegipe, Av. Engº Oscar Pontes (retorno defronte a Crenças da Bahia), Av. Jequitaia, Largo da Calçada, Rua Fernandes Vieira, Praça Teive e Argollo, Rua Luiz Régis Pacheco, Rua 26 de Dezembro, Rua do Viaduto dos Motoristas, Largo do Tanque, Av. Gen. San Martin, Av. Luis Eduardo Magalhães, Av. Luis Viana Filho (Paralela), Rua das Araras (retorno próximo ao Colégio Estadual Rômulo Almeida), Av. Jorge Amado, Av. Luis Viana Filho (Paralela), Av. Mãe Stella de Oxóssi, Av. Gen. Severino Filho, Rua da Curva do Vinícius, Praça Vinícius de Moraes, Rua Carlos Drumond de Andrade, Rua Profº Souza Brito, Rua Farol de Itapuã, Praça Vinicius de Moraes, Rua Carlos Drumond de Andrade, Rua Profº Souza Brito, Ladeira do Abaeté (retorno em frente à Rua da Amoreira), Rua Aristídes Milton, Av. Octávio Mangabeira, Rua Cari.

Mudanças nas linhas de ônibus

Algumas vias na região do Comércio serão interditadas para a circulação de veículos. Com isso, linhas de ônibus que passam por estes locais precisarão ter seu itinerário modificado até que o tráfego seja normalizado.

Neste sábado, para a realização da Festa de Santa Bárbara, o tráfego de veículos será interditado na Avenida José Joaquim Seabra das 5h às 12h. Com isso, as linhas que passam pelo local deverão seguir pelo Vale de Nazaré, Avenida Joana Angélica, Desterro, Rua do Carro, e daí seguindo seu itinerário normal.

Já no domingo, das 6h às 14h, o tráfego de veículos na Avenida Estados Unidos, no Comércio, será interditado para uma operação de içamento de equipamentos. Com isso, as linhas que passam pelo local no sentido Centro deverão utilizar a Avenida da França, Praça da Inglaterra, Rua Miguel Calmon, de onde seguem seu itinerário normal.

No domingo, as linhas que circulam pelos trechos interditados terão como opção de tráfego, sentido Rio Vermelho/Barra, a Rua Euricles de Matos, Avenida Anita Garibaldi, Rua Adhemar de Barros, Rua N, e Rua Professor Sabino Silva. Já as linhas sentido Rio Vermelho/Barra Avenida/Ladeira da Barra deverão utilizar a rua Euricles de Matos, Avenida Anita Garibaldi, Rua Adhemar de Barros, Rua N, Rua Professor Sabino Silva, Avenida Centenário, retorna no 1º retorno, Avenida Centenário, e Rua Airosa Galvão.

As linhas que operam sentido Ladeira da Barra / Itapuã deverão acessar a Avenida Sete de Setembro, Rua Afonso Celso, Rua Marques de Caravelas, Rua Miguel Burnier, Av. Centenário, Praça Reis Católicos, Avenida Reitor Miguel Calmon, Avenida Garibaldi, Avenida Adhemar de Barros, retorno na rotatória, Avenida Adhemar de Barros, Avenida Garibaldi, Rua Conselheiro Pedro Luís, Largo Mariquita, Rua Odilon dos Santos, Rua Marquês de Monte Santo, Avenida Amaralina, Avenida Octávio Mangabeira, Acesso para Avenida Professor Magalhães Neto (Rei do Pirão), Avenida Professor Magalhães Neto, Rua Avelino de Santana, Rua Adelaide Fernandes da Costa, retorno Parque Costa Azul, Rua Arthur de Azevedo Machado, Avenida Tancredo Neves, Avenida Luís Viana, Avenida Professor Pinto de Aguiar, retorno, Rua Tamburugy, Avenida Orlando Gomes, retorno em Piatã, Avenida Orlando Gomes, Avenida Luís Viana, Avenida Dorival Caimmy, retorno na Água Suja, Avenida Dorival Caimmy ,Avenida Paralela, Avenida Mãe Stela de Oxóssi, Avenida Gen. Severiano Filho, Praça Vinícius de Morais, Rua Carlos Drumond de Andrade, Professor Souza Brito, e Ladeira do Abaeté.

As linhas provenientes da Av. Cardeal da Silva com destino ao Rio Vermelho deverão acessar a Travessa Prudente de Moraes, Rua da Paciência (sentido Ondina), Rua Euricles de Matos, Av. Garibaldi, Rua Conselheiro Pedro Luiz, Largo Mariquita, Rua Odilon dos Santos, Rua Marquês de Monte Santo, e Avenida Amaralina. Já aquelas provenientes da Avenida Ademar de Barros com destino Rio Vermelho terão como opção a Avenida Ademar de Barros, retorno, Avenida Garibaldi, Rua Conselheiro Pedro Luís, Largo Mariquita, Amaralina, Avenida Oceânica, e Rei do Pirão.

As linhas provenientes da orla com destino para o terminal da Pituba devem acessar a Rua Pernambuco, Rua Ceará, Avenida Paulo VI. Já aquelas provenientes da Rua Conselheiro Pedro Luiz (Rio Vermelho) com destino à Boca do Rio devem utilizar o Largo da Mariquita, Rua do Meio, Praça Brigadeiro Farias Rocha, Rua Marquês de Monte Santo Largo Mariquita, Rua Odilon dos Santos, Rua Marquês de Monte Santo, Avenida Amaralina, Avenida Octávio Mangabeira, Acesso para Avenida Professor Magalhães Neto (Rei do Pirão), Avenida Professor Magalhães Neto, Rua Avelino de Santana, Rua Adelaide Fernandes da Costa, retorno Parque Costa Azul, Rua Arthur de Azevedo Machado, Avenida Tancredo Neves, Avenida Professor Manoel Ribeiro, Avenida Simon Bolívar, Rua Antônio da Silva Coelho.

E as linhas provenientes da Pituba com destino à Boca do Rio devem utilizar a Rua Pernambuco, Itaigara, Avenida ACM, Avenida Tancredo Neves, Avenida Professor Manoel Ribeiro, Avenida Simon Bolívar, Rua Antônio da Silva Coelho.

Agentes de trânsito e transporte estarão distribuídos em todo o percurso para orientar motoristas e pedestres sobre as alterações. O tráfego de veículos e o itinerário das linhas de ônibus serão normalizados tão logo as condições de segurança permitam.