Música

Lazzo canta no Sarau da Casa Rosa

Celebrando o Dia da Consciência Negra  

Foto: Caio Lirio
Lazzo Matumbi

Novembro é um mês especial para a cultura afro-brasileira ao celebrar o Dia da Consciência Negra, importante data para a luta antirracista, uma luta de todos, pessoas negras e brancas.

Como um espaço de cultura, que acredita na diversidade, a Casa Rosa também quer reafirmar a força da Cultura Negra para nossas artes. Nada melhor que a realização de um Sarau da Casa Rosa – especial Consciência Negra, com o show de Lazzo Matumbi, que está comemorando 40 anos de carreira, acompanhado pelo músico Felipe Guedes, com participação especial do Balé Jovem de Salvador, criado pelo bailarino e coreógrafo Matias Santiago.

O Sarau acontecerá dia 28 de novembro, domingo, às 20h, com transmissão pelo canal www.youtube.com/casarosasalvador.

Como espaço cultural localizado em uma casa do começo do Séc. XX que tem na sua história a realização de saraus com muita música e poesia, a Casa Rosa mantém a tradição em misturar linguagens artísticas e ocupar diversos espaços da casa para compor o Sarau da Casa Rosa.

Com uma cenografia e iluminação que cria uma unidade, essa edição traz o canto potente e ancestral de Lazzo, acompanhado do guitarrista e multi-instrumentista Felipe Guedes e a dança contemporânea do Balé Jovem de Salvador.

Lazzo Matumbi, cantor e compositor, trará canções importantes para seus 40 anos de trajetória musical, artística e política, algumas do seu nono disco intitulado “ÀJÒ”, lançado recentemente e com as participações das cantoras Larissa Luz, Luedji Luna, do maestro Bira Marques e do rapper BNegão.

 Ele transita por muitos ritmos e estilos de matriz africana, como o samba, o reggae, ijexá, o soul e diversas outras sonoridades incorporadas à sua verve ancestral negra. Felipe Guedes também é compositor e arranjador, e mescla em seu trabalho os Ijexás e Afoxés, a MPB, o jazz e sonoridades instrumentais.

O Balé Jovem de Salvador (BTS) foi criado, em 2007, pelo bailarino e coreógrafo Matias Santiago e visa preparar seus jovens bailarinos para ingressar no mercado profissional de dança, em grandes companhias brasileiras e estrangeiras, grupos locais e coletivos artísticos. Seu repertório reflete, por meio da dança contemporânea, as vivências e impressões dos coreógrafos e do elenco acerca dos aspectos da cidade em que vivem e as relações existentes entre o intérprete, o criador e seu ambiente.

Iniciadas em 20 de agosto de 2020, a Casa Rosa já realizou dois Saraus da Casa Rosa (Aniversário de 1 ano e Especial Crianças) e projetos como a Exposição Benção, o Resenhando na Casa Rosa e a Exposição Cartas D’Água, todos trazendo temáticas relevantes para a diversidade e coletividade, tais como meio ambiente, patrimônio artístico cultural baiano/brasileiro, empreendedorismo, entre outras. 

A Casa Rosa também trabalha em rede, articulando parcerias que resultaram em projetos como “Resenhando com Fé”, “Resenhando Salvador” e “Carnaval Salvador Meu Amor”. Desde o início, o espaço foi pensado para estimular livre criação e produção cultural, ao proporcionar ambientes adaptados para receber a diversidade artística-cultural da cidade: Teatro Cambará, Pátio Viração, Galeria-Foyer, Sala Rosa e Café-Bar.

O espaço é idealizado e viabilizado pela Associação Viração, fundada em 2019, que abriu suas portas para a cultura da Bahia no tempo presente com atividades artísticas virtuais, construindo pontes, conectando pessoas, ideias e ideais, buscando criar uma rede de afeto.

Anote 

Sarau da Casa Rosa – Especial Consciência Negra
Convidados:
Lazzo Matumbi, Felipe Guedes e Balé Jovem de Salvador
Data: 28 de outubro (domingo), às 20h