Cinema

Ciclo de curtas exibe filmes finalistas em festival espanhol  

'O Olhar Delas' mostra 10 produções feitas por mulheres

Foto: Divulgação
Dentro - Fora

Dez curtas-metragens dirigidos por mulheres premiadas e finalistas em edições do Festival de Cinema, Dança e Novas Mídias (Fiver) serão exibidos gratuitamente durante a programação do ciclo de curtas online “O olhar delas.

10 anos de cinema-dança na Espanha”. As exibições gratuitas começam na segunda-feira (25) e seguem até o dia 31 de outubro, através do canal Vimeo do Instituto Cervantes: https://bit.ly/3DVg3Xb.  

O ciclo de curtas tem a curadoria de Samuel Retortillo, diretor da plataforma internacional de apoio, exibição e produção de cinema e dança, o Fiver, que fomenta a criação coreográfico-audiovisual, impulsionando a profissionalização do gênero cinema-dança desde 2012, com repercussão internacional. 

Os títulos selecionados fazem uma retrospectiva do Fiver entre os anos de 2012 e 2021, com o objetivo de destacar os olhares pioneiros, transgressores, criativos e corajosos de tantas diretoras que criaram e promoveram este gênero que une corpo e tela. 

A programação é virtual. As obras estarão disponíveis no canal de Vimeo do Instituto Cervantes, de 15h do 25 de outubro das 15h até 15h do dia 31 de outubro. [Horário de Brasília] 

Programação: 

Atma (Carla Subirana) 
Sinopse: A diretora, roteirista e professora de cinema Carla Subirana nos apresenta neste trabalho de vídeo-dança que ganhou o Prêmio Nacional de Cinema-Dança Fiver, Atma, uma guerreira que após perder uma batalha aparece quase morta na floresta. Esquecida por seu exército, ela decide abandonar a armadura que protegia seu corpo e iniciar o caminho que a levará à rendição final, à vitória. Prêmio Nacional na premiação Fiver (2017). 

Cavalo negro (Tuixén Benet) 
Sinopse: A parte final do trabalho final de graduação no Institut del Teatre da coreógrafa catalã Tuixén Benet, tornou-se seu primeiro videoclipe. É, em suas próprias palavras, «um projeto um tanto estranho, já que o grupo Tua Mãe não estava ativo há muito tempo. Oriol Caba me deu o empurrão e o apoio para transferir ao audiovisual e ficamos com uma ótima peça. Finalista na premiação Fiver (2014). 

Da mopa, sevilhanas eletrônicas (María Teresa García) 
Sinopse: Da mopa é um projeto principalmente musical que aborda o dilema da performance como um concerto dançado; A música eletrônica, os ritmos latinos e os musicais contagiantes, entre a comédia, o fake e a dança, servem de suporte para desenvolver as temáticas das canções, que vão desde o apelo a oração até meta-pensamento crítico contemporâneo, destacando as contradições de nossas necessidades, herdadas ou adquiridas. Prêmio Nacional na premiação Fiver 2018. 

Dentro / Fora (Carolina Romillo) 
Sinopse: Este curta-metragem experimental de video-dança criado pela escritora e cineasta hispano-cubana Carolina Romillo durante o confinamento trata sobre a ansiedade e os altos e baixos emocionais causados pelo isolamento imposto: desejando estar fora, obrigada a estar dentro. Finalista nos prêmios Fiver 2020. 

Europe Endless (Ana Cembrero) 
Sinopse: Este filme de dança é inspirado no trabalho e estilo de vida dos eurocratas no distrito da União Europeia de Bruxelas e apresenta cinco dançarinos, que dançam, correm e deslizam por espaços vazios em uma atmosfera além do tempo, descontextualizada, em um "não-local" arquitetônico. É, segundo o seu realizador, “um projeto dividido em três formas de arte, um filme de dança, uma performance teatral e versões específicas do local em espaços de dança não convencionais”. Prêmio de Criação na premiação Fiver 2015. 

Fogo lento (Elena Castilla) 
Sinopse: Em setembro de 2011, Elena Castilla desenvolveu um workshop de coreografia com doze adolescentes no Centro para Menores Pedro de Valdivia em Villanueva de la Serena, em Badajoz. Como você se sente? O que você quer dizer? O que você gostaria de fazer no futuro? ou o que você sente falta? foram algumas das perguntas que eles responderam ao criar as peças que, através de exercícios de composição coreográfica, constituem este filme. Prêmio de Melhor Documentário na premiação Fiver 2016. 

Kinxi (Sara Fontán y Clara Tena) 
Sinopse: Um local falido acaba localizado em um frontão. Sara vem com ideias pré-concebidas de casa. E por que John Cage? Moiré. Resina. Mova-se rápido sem dançar por dois minutos. Abacaxi com presunto, paella, pudim de queijo e ducha viram abacaxi burguês. Acabar comendo kinxi é comer quiche Lorraine em um bar chinês. Menção especial na premiação Fiver 2013. 

Por dentro, paisagens habitadas (Carmen Porras) 
Sinopse: A coreógrafa Carmen Porras se inspira em sua performance Mulheres que há em mim e em sua própria memória, e na de muitas outras mulheres, para nos mostrar com este curta-metragem de seis minutos - selecionado em 30 festivais ao redor do mundo - os traços antigos que se desvendam numa viagem onírica, mimese de paisagens externas e internas, onde cada recanto é escolhido em ressonância com a história que habita a personagem. Finalista nos prêmios Fiver 2019. 

Sinfonia do corpo (Mónica Ruiz Van Hattem) 
Sinopse: Sinfonia do corpo é um curta-metragem de dança sobre arquitetura, no qual o bailarino de flamenco Eduardo Guerrero e o cantor e saxofonista Antonio Lizana criam uma ode à capacidade do corpo de recuperar espaço na impressionante arquitetura de Rotterdam.

Para ver a sua cidade natal a partir de uma experiência física, Mónica Ruiz van Hattem convida um bailarino de flamenco e um músico espanhol, para que, com uma mente aberta, criem uma relação entre a música, a dança e o meio ambiente, sem perder a conexão com o corpo e vontade interior. Menção especial do júri na premiação Fiver 2019. 

Valsa e rumba (Laura Delgado) 
Sinopse: A amizade entre um robô de limpeza e uma estátua que quer ser bailarina, por estar exposta em um museu em frente ao Ensaio de balé de Edgar Degas, é a história que nos contam, sobre o Luar de Debussy, os jovens cineastas Laura Delgado e Eduardo Rodríguez neste curta de sensibilidade requintada e bom gosto.

Rumba é o pequeno aspirador de pó robô em um museu que nunca está só. Ele está acompanhado por todos os seres que vivem nas obras de arte que o cercam. E entre eles está uma estátua muito especial, uma bailarina que sonha dia após dia em ser uma das protagonistas do quadro que olha. E é que a magia da arte desperta nossos sonhos e o valor da amizade os torna realidade. Finalista do prêmio FIVER 2021.