Cinema

45° Mostra Internacional de Cinema terá sessões ao ar livre

Sesc Digital e Itaú Cultural apresentam 26 títulos com acesso gratuito

Com formato híbrido, a 45ª Mostra ocupa dois espaços da cidade para realizar sessões gratuitas ao ar livre, abertas ao público. Em uma delas, o Vão Livre do MASP, localizado no coração da Av. Paulista, que tradicionalmente apresenta uma seleção da Mostra, vai exibir cinco títulos brasileiros inéditos. E o Vale do Anhangabaú, primeira vez na Mostra, abrigará a exibição do documentário Summer of Soul (..ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada), de QuestLove. O filme documenta o Festival Cultural do Harlem, que reuniu, em 1969, a nata da música Negra Americana.

Além das sessões presenciais, a programação gratuita da 45ª Mostra se estende às plataformas parceiras Sesc Digital e Itaú Cultural Play, que exibem 26 filmes.

Aos fãs do cinema de animação, a oficina de stop motion Bob Cuspe - Processos de Produção de um Longa Animado, ministrada pela equipe de Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente explica o processo de criação através desta técnica a uma turma de até 120 alunos.

Os quatro encontros ocorrem por meio da plataforma online Sesc Digital, dos dias 25 a 28 de outubro, entre 19h e 21h30. As inscrições estarão abertas no site da Mostra e do Sesc a partir de 20 de outubro.

Em paralelo, a Masterclass Direção de Arte é organizada pela BRA.DA, coletivo brasileiro de Diretoras de Arte. Ana Paula Cardoso, Carla Caffé e Vera Hamburger ministram a aula dia 24 de outubro, às 16h, no Canal da Mostra no YouTube.

O evento inclui uma entrevista com Angélica Perea, diretora de arte do filme Memoria, de Apichatpong Weerasethakul, premiado no Festival de Cannes.

Anote

Vão Livre do MASP
Data: Quinta a Domingo, 27 a 31 de outubro
Horário: 19h30
Filmes: Urubus (Claudio Borrelli), As Verdades (José Eduardo Belmonte), Bob Cuspe - Nós não Gostamos de Gente (César Cabral),
A viagem de Pedro (Laís Bodanzky) e Poropopó (Luis Igreja).

Vale do Anhangabaú 
Data: Terça-feira, 02 de novembro
Horário: 19h30
Filme: Summer of Soul (..ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada), de QuestLove

Sesc Digital
Bloco 1:
Data:
Quinta-feira, 21 de outubro
Filmes: Biabu Chupea: Um Grito No Silêncio (Biabu Chupea: Un Grito En El Silencio), de Priscila Padilla, Medo (Fear), de Ivaylo Hristov
Mickey Na Estrada (Mickey on the Road), de Mian Mian LU, No País de Alice, de Rui Simões, Távola de Rocha, de Samuel Barbosa
Terra Distante (Faraway Land), de Venice Beach, CA., de Marion Naccache.

Bloco 2:
Data: Terça-feira, 26 de outubro
Filmes: A  Arte da Memória, de Rodrigo Areias, Arquipélago (Archipelago), de Félix Dufour-Laperrière, Caminho Incerto (Camino Incierto), de Pau-Pablo García Pérez de Lara, Errantes - Uma História Rohingya (Errance Sans Retour), de Olivier Higgins & Mélanie Carrier Filme, O Registro Vivo De Nossa Memória (Film, the Living Record of our Memory), de Ines Toharia Impasse (Deadlock), de Vinko Möderndorfer.

Bloco 3:
Data: Sexta-feira, 29 de outubro
Filmes: Estrada Para O Éden (The Road to Eden), de Bakyt Mukul, Dastan Zhapar Uulu, Fantasmas (Ghosts), de Azra Deniz Okyay, O Jovem Caçador De Baleias (The Whaler Boy), de O Outro Lado Do Rio (The Other Side of the River), de Antonia Kilian, O Sal Em Nossas Águas (The Salt in our Waters), de Rezwan Shahriar Sumit, Por Um Punhado De Fritas (For a Fistful of Fries).

Itaú Cultural Play
Data: 25 de outubro a 02 de novembro (um filme por dia)
Horário: 19h
Duração: disponível por 4h

Data: Segunda-feira, 25 de outubro
Filme: Antígona 442 a.C., de Maurício Farias (Brasil)

Data: Terça-feira, 26 de outubro
Filme: O Melhor Lugar do Mundo é Agora, de Caco Ciocler (Brasil)

Data: Quarta-feira, 27 de outubro
Filme: Meu Tio José, de Ducca Rios (Brasil)

Data: Quinta-feira, 28 de outubro
Filme: O Circo Voltou, de Paulo Caldas (Brasil)

Data: Sexta-feira, 29 de outubro
Filme: Memória Sufocada, de Gabriel Di Giacomo (Brasil)

Data: Sábado, 30 de outubro
Filme: Tarsilinha, de Celia Catunda, Kiko Mistrorigo (Brasil)

Data: Terça-feira, 02 de novembro
Filme: SARS-CoV-2 - O Tempo da Pandemia, de Eduardo Escorel, Lauro Escorel (Brasil)