A Nasa lançou no sábado (16 de outubro) a sonda Lucy, que terá a missão de estudar os asteroides troianos de Júpiter. O foguete Atlas V partiu sem problemas da base de Cabo Canaveral, na Flórida, e iniciou sua viagem de vários anos até chegar ao primeiro destino.
A sonda irá analisar oito asteroides: o primeiro está entre Marte e Júpiter e os demais estão na chamada "região de Troia".
A meta é ter novas perspectivas sobre a formação do Sistema Solar, há cerca de 4,5 bilhões de anos.
"Lucy encarna a busca contínua que leva a Nasa a se expandir pelo cosmos pelo amor à exploração e à ciência, para compreender melhor o Universo e o lugar que ocupamos dentro dele", disse o chefe da Nasa, Bill Nelson.
Concebida em 2014 e aprovada em 2017, a missão deve custar cerca de US$ 981 milhões. Antes de atingir seus objetivos, a sonda deve entrar em contato com a Terra por diversas vezes, sendo a primeira prevista para outubro de 2022, em uma passagem próxima a Marte.
Em 2024, um novo impulso até o primeiro asteroide, chamado de Donald Johanson, o arqueólogo que encontrou os restos mortais de Lucy, considerado o fóssil que reescreveu a história humana, com 3,2 milhões de anos. A chegada próxima a ele deve ocorrer só em 2027 e, depois de quatro sobrevoos, a sonda continuará a viajar até 2033, quando deve chegar aos asteroides troianos.
Primeiro filme no espaço
A primeira equipe de profissionais a gravar um filme no Espaço retornou neste domingo (17) em segurança à Terra. O diretor Klim Shipenko, a atriz Yulia Peresild e o cosmonauta Oleg Novitsky pousaram no Cazaquistão.
Os russos, com exceção do cosmonauta, passaram 12 dias na Estação Espacial Internacional (ISS) para fazer uma missão inédita na história da humanidade: gravar uma obra de ficção no Espaço.
Chamado de "Desafio", o longa-metragem conta a história de uma cirurgiã, interpretada por Peresild, que precisa fazer uma operação em um cosmonauta ferido (Novitsky) dentro da estação espacial. No pouso, uma equipe de filmagens também gravou cenas para colocar no filme.
Novitsky estava na sua terceira missão à ISS e passou 191 dias na ISS. Também participaram das gravações outros dois cosmonautas, Pyotr Dubrov e Antono Shkaplerov, que chegaram ao Espaço no dia 5 de outubro com o diretor e a atriz e que permanecem na Estação.