Gastronomia

Festival Sabores de Itacaré faz releitura vegana de receita peruana

Prato é aposta do restaurante Ariramba

Foto: Divulgação
Ceviche de coco verde

Procurada por suas belezas naturais e gastronomia pulsante, o que não falta em Itacaré é variedade quando o assunto é comida, e as opções estão cada vez mais fora do tradicional.

É o caso, por exemplo,  do restaurante Ariramba, que, neste ano, apresenta o  ceviche de coco verde, uma versão de um clássico da culinária peruana. O prato é a aposta da casa para a 8ª edição do Festival Sabores de Itacaré. 

Comandado pela empresária paulista Paula Silva, 47, o restaurante localizado às margens da Praia da Concha participa pela quarta vez do festival gastronômico. Apaixonada por Itacaré, Paula decidiu morar na cidade e fundou o estabelecimento em 2015:

"Sempre gostei de cozinha e de frequentar restaurantes. Vim passar férias em Itacaré, me apaixonei, e decidi viver aqui. Eu e meu marido, Marcelo Santos, compramos o restaurante em 2015. Apesar de não ser chef, sou muito estudiosa e participo na criação dos pratos e nossa cozinheira, Vanda Reis, é responsável pela execução", disse a Paula.

Acompanhado de chips de aipim, o ceviche de coco verde é preparado com a nata do coco em leite de tigre, além da cebola roxa e manga. A iguaria é originalmente feita com peixe. O prato custa R$22 e, embora faça parte do cardápio do restaurante, estará disponível pelo preço especial até o dia 2 de novembro.

Para garantir a participação de todos no circuito gastronômico, o Festival Sabores de Itacaré inscreveu os estabelecimentos interessados e, a eles couberam a criação de receitas exclusivas para o evento.

Os inscritos ainda podem participar da “feira gastronômica” que foi montada na Praça São Miguel, oferecendo seus pratos a preço popular - máximo R$25 - e montagem formato degustação.

O festival ainda promove a feira da agricultura e do artesanato, sempre na busca pelo resgate da auto estima e valorização dos produtos nativos. Outra boa nova é a manutenção da  cozinha show kids, que movimentou o circuito no período vespertino entre as 17h e 17:45 diariamente, diferente da Cozinha Show oficial que acontece sempre entre as 19h e 21h. 

O VIII Festival Gastronômico Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Turismo e do Governo da Bahia.