Artes Visuais

Jovem cria obras digitais com NFT para apoiar causas sociais

Coleção "Eyes for Brazil" une arte e tecnologia para gerar recursos para ONGs brasileiras

Foto: Divulgação
Obra Eyes for Brazil four
Obra Eyes for Brazil four

Unir arte e tecnologia para transformar o mundo e ajudar o próximo. Este é o objetivo da jovem artista brasileira Laura Wagner, 17 anos, criadora do projeto " Eyes for Brazil " , que reúne uma série de ilustrações disponíveis como NFTs (tokens não fungíveis) na plataforma OpenSea.

A tecnologia NFT é uma espécie de certificado digital, estabelecido via blockchain, que define originalidade e exclusividade a bens digitais. Desta forma, a artista reverte 100% da renda líquida arrecadada com vendas e royalties para instituições selecionadas e também transfere NFTs para quem faz doações a partir de R? 300,00 diretamente nas plataformas das ONGs (ver lista abaixo).

Com o movimento, que nasceu impulsionado pelos desafios da sociedade brasileira, especialmente em tempos de pandemia, a estudante quer incentivar e potencializar doações. "É gratificante conseguir, por meio da arte, promover conexões que geram impacto positivo concreto para a sociedade", diz Laura.

Até agora já foram angariados mais de R? 30 mil a partir da iniciativa, que conta com o apoio e assessoria do escritório de advocacia Pinheiro Neto.

Sobre a coleção "Eyes for Brazil"

A coleção "Eyes for Brazil" (Olhos para o Brasil, em tradução livre) contará com acervo de 27 ilustrações. As obras mostram alienígenas com zero a 26 olhos representando todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal.

A última criatura, sem olho, será alusiva à Brasília, expressando a "cegueira" e a indignação da artista diante da ineficiência na gestão da pandemia pelas autoridades brasileiras. Nos desenhos, os alienígenas usam máscaras e a versão da personagem com o rosto todo à mostra, sem máscara, será revelada apenas aos compradores.

"Os olhos comunicam de forma profunda os nossos sentimentos. Espero que, juntos, possamos ver tempos melhores à frente", projeta Laura. As 27 obras digitais serão lançadas progressivamente como NFTs na plataforma OpenSea, sempre com oito exemplares de cada. Até agora, a artista já publicou cinco desenhos.

Saiba como apoiar

Doação direta para ONGs selecionadas

Para doações acima de R? 300,00, feitas diretamente nas plataformas das ONGs, a artista faz a transferência da NFT aos doadores. Confira as instituições participantes:

SAN: braço social do Colégio Santa Cruz, faz a ponte entre o voluntariado da comunidade do colégio e seus programas sociais. Clique aqui para doar.

Gerando Falcões: atua no desenvolvimento social nas favelas distribui cartões alimentação e cestas básicas digitais. Clique aqui para doar.

Doação via aquisição das obras NFT

A artista faz o repasse de 100% da renda líquida arrecadada com vendas e royalties para instituições selecionadas.

Os interessados devem adquirir as obras NFT diretamente na plataforma OpenSea .