Artes Visuais

Inscrições abertas para Oficinas do MAM

Foto: Geraldo Moniz
MAM Bahia

Os novos cursos no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) trazem como ministrantes o fotógrafo Christian Cravo, a professora da EBA/UFBA e doutora em artes visuais, Anna Paula da Silva, o historiador Diego Azevedo, a game designer Silvani Neri e a museóloga e especialista em conservação, Sandra Regina

As ‘Oficinas do MAM-Bahia’ abrem nesta segunda-feira, 11 de outubro, inscrições via site www.oficinasdomam.com.br para mais três novos cursos gratuitos: ‘Processos Criativos - Narrativas de Games: Criação de histórias entre o sertão e o mar’ com 25 vagas e que acontecerá às sextas-feiras das 18h às 21h; ‘Pesquisa e Documentação em Acervos Artísticos: Obras e experiências do MAM-Ba’ com 30 vagas, sempre às sextas-feiras das 14h às 16h; e o curso ‘Processos Criativos em Fotografia’ com 50 vagas, as terças e sextas-feiras, das 13h às 17h. As inscrições só acontecem no período de 11 a 15 de outubro (2021) via site www.oficinadomam.com.br onde estarão também todas as informações acerca dos cursos.

Criação de Histórias - ‘Processos Criativos - Narrativas de Games: Criação de histórias entre o sertão e o mar’ terá aulas de 22 de outubro a 12 de novembro (2021), tendo como ministrantes o historiador Diego Azevedo e a game designer Silvani Neri.

Segundo eles, apresentará ferramentas para criação de histórias ao mesmo tempo em que discutirá o espaço entendido Entre o Sertão e o Mar do Nordeste do Brasil, fazendo uso do RPG (estilo de jogo narrativo) como ferramenta de criação de histórias.

“A escrita sobre um povo é sempre recheada de invenções e escrever sobre um espaço é resgatar experiências que talvez nem tenhamos vivido, mas ouvimos falar”, explica Diego Azevedo. Para ele, escrever é sempre um processo que fala da história e fala de quem escreve. “Escrever narrativas Entre Sertão e Mar é sempre inventar e reinventar. Além disso, precisamos falar de nós da nossa terra e do nosso povo”, diz Silvani Neri.

Ambos reforçam a ideia que são necessários o repensar, reinventar, redescobrir povo, terra, espaço e identidade; o que é sertão, mar, interior, religiosidade e recôncavo. “A resposta para isso se dará na escrita, utilizando a ferramenta do Role-Playing Game”, completa Silvani.

Documentação e Fotografia - O curso ‘Pesquisa e Documentação em Acervos Artísticos: Obras e experiências do MAM-Bahia’ acontecerá de 5 de novembro a 3 de dezembro (2021) com as professoras Anna Paula da Silva e Sandra Regina Jesus.

Segundo elas, a proposta é apresentar e discutir sobre a documentação e a pesquisa em gestão de acervos artísticos, tendo como foco a experiência do MAM-Bahia. Este curso dispõe de 30 vagas, mas 10 delas são reservadas para estudantes de graduação em Museologia da UFBA.

Já o curso ‘Processos Criativos em Fotografia’ será de 5 de novembro a 17 de dezembro apresentando projetos da carreira do artista Christian Cravo como exemplos no desenvolvimento de temas e narrativas.

Influências e períodos na história da arte que foram determinantes para o seu lastro artístico também estão na programação. O curso terá oito aulas, sendo duas introdutórias, duas práticas, uma para seleção de imagens capturadas e uma para apresentação dos trabalhos, além da montagem e abertura de exposição.

Mais de 1.000 pessoas se inscreveram na 1ª Etapa das Oficinas que começou em 6 de julho deste ano (2021), tornando-se um recorde de público para cursos similares em Salvador.

O museu está com a exposição 'O museu de Dona Lina' aberta até 19 de dezembro, de terça a domingo, sempre das 13h às 17h.

Já o Café e os Pátios externos estão abertos das 12h às 20h. A entrada e o estacionamento (capacidade p/mais de 50 veículos-passeio) são gratuitos. Mais informações: www.mam.ba.gov.br, nossas redes sociais (instagram e facebook) ou via telefone (71) 31176132, com atendimento das 9h às 12h e das 13h às 15h.