Artes Visuais

Expoente das Artes Visuais lança livro em Salvador

Susano Correia estará na galeria Arte do Clube

Foto: Acervo do artista
Susano Correia

Um dos destaques da nova geração de artistas visuais do País, o catarinense Susano Correia lançará o livro “Para Sempre, Nunca Mais” em Salvador no próximo dia 13 de outubro, em noite de autógrafos única na galeria Arte do Clube, dentro d’A (Bar)bearia, na Pituba.

O espaço, inaugurado há pouco mais de um mês na Rua das Rosas, 179, já conta com trabalhos do artista no seu acervo.

A obra reúne os livros Notas Visuais (2017), Face a Face com o Abismo (2018) e o inédito Embruxados em um único volume.

Os dois primeiros foram lançados através de projetos de financiamento coletivo e são o desdobramento da monografia de Susano, licenciado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O trabalho de conclusão recebeu nota máxima da banca.

A publicação do ensaio, que reúne estudos e referências do artista, foi sugestão dos próprios avaliadores. “Com a ambição clara de construir um corpo de obra em pintura e os primeiros estudos pavimentando o caminho, foi como puxar um siri do balaio.

Assim, surgiram mais de cem breves trabalhos, principalmente em desenho, que experimentaram e abriram espaço para algo que gosto de chamar de meu estilo”, explica Susano.

O artista desenvolve uma linguagem pictórica contemporânea, com preocupações didáticas, e usa meios democráticos para expor seus trabalhos ao grande público.

Com isso, atrai em suas exposições também um público que não tem o hábito de frequentar museus e espaços artísticos. “Mais do que simples expressão, a arte é um delicado canal de interação e um elemento vital para o desenvolvimento humano”, reforça.

Segundo o artista, o volume único com os três livros aproveita para reeditar os dois livros anteriores esgotados e dá conta também de parte de seus estudos em desenho que precedem outra obra, Diário de um Pintor (2020), com textos de seus cadernos.

Em formato menor e capa dura, a reedição é, de acordo com Susano, “uma pequena joia”, que apresenta a obra em sua forma mínima e mais fundamental, apenas os desenhos em grafite acompanhados de seus títulos”.

A edição estará à venda no site do artista e, em Salvador, juntamente com prints dele, na Arte do Clube. “Nossa galeria, assim como o trabalho de Susano, busca tornar a arte mais acessível a um público que não tem costume de consumi-la, seja como colecionador ou como apreciador. Contar com ele presencialmente em nosso espaço é um presente muito grande para o público local”, resume Felipe Muñoz, fundador e curador da galeria.