Segurança

Mulher é presa por tentar matar companheiro e três filhos

A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara do Júri da Comarca de Ilhéus

Uma mulher, de 37 anos, suspeita de tentar matar o companheiro e os três filhos teve o mandado de prisão preventiva cumprido, nessa quarta-feira (6 de outubro), na cidade paulista de Sumaré. A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara do Júri da Comarca de Ilhéus, onde ocorreu o crime.

De acordo com o delegado Helder Carvalhal de Almeida, do Núcleo de Homicídios de Ilhéus, a prisão ocorreu após troca de informações com a Divisão de Capturas da Polícia Civil da São Paulo, responsável pela localização da suspeita.

Conduzida para o 89º Distrito Policial da Capital, a mulher está à disposição da Justiça, aguardando seu recambiamento para a Bahia, onde responderá pelas quatro tentativas de homicídio.

As investigações apontaram que durante o ano de 2012 a suspeita, com a intenção de matar as vítimas, ministrou pequenas quantidades de veneno na alimentação do companheiro e dos três filhos do casal. O homem chegou a ser internado em diferentes unidades de saúde, onde passou por exames para tentar diagnosticar a enfermidade.

Durante os internamentos, a mulher acompanhou a vítima e seguiu com a prática delituosa. "Ela envenenava a alimentação servida para o companheiro nos hospitais", explicou o coordenador do Núcleo de Homicídios, acrescentando que ela chegou a obrigar um dos filhos a praticar o mesmo ato.

"A acusada começou um novo relacionamento quando o companheiro ainda estava internado e deixou de frequentar o hospital, momento em que o homem passou a apresentar melhoras no quadro clínico, levando os profissionais a suspeitarem de envenenamento, que se confirmou após realização do exame médico legal", detalhou o delegado Helder de Almeida.

Tentativa de feminicídio

Diligências da equipe da 22ª Delegacia Territorial (DT) de Simões Filho culminaram nas prisões de dois homens investigados por tentativas de feminicídio, na terça-feira (5) e nessa quarta-feira. Os dois suspeitos cometeram os crimes no final de semana, naquela cidade.

O primeiro caso ocorreu no sábado (2), quando um homem agrediu fisicamente a companheira e chegou a desferir golpes de machado contra ela. Na unidade, foi verificado que o suspeito tinha um mandado de prisão em aberto. Ele foi condenado por homicídio qualificado, depois de matar a facadas a mulher com quem convivia, no ano de 2014.

O titular da 22ª DT/Simões Filho, delegado Leandro Acácio, disse que a ordem judicial foi cumprida e um inquérito está em andamento para apurar o último atentado. O homem será encaminhado ao sistema prisional.

No segundo caso, o suspeito estava perseguindo a ex-namorada, por não aceitar o término do relacionamento. “Ele jogou o veículo contra a vítima e o animal de estimação, que a acompanhava em via pública, causando graves ferimentos na mulher e a morte do cachorro”, detalhou.

O homem fugiu e passou a ameaçar a ex-namorada por telefone. “Solicitei a prisão preventiva e o localizamos próximo à casa da vítima. O que configura o crime de stalking, pelo qual ele foi autuado em flagrante”, informou Acácio.

A equipe da 22ª DT também apurou que o suspeito havia comprado uma passagem para o Rio de Janeiro e pretendia embarcar, no próximo dia 7. Ele está custodiado na unidade policial, à disposição do Poder Judiciário.

Acusado de agredir a mãe é preso

Suspeito de ameaçar de morte, agredir e furtar um botijão de gás da própria mãe, um homem foi preso em flagrante por investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Senso Sé, na manhã dessa quarta-feira.

A vítima procurou a unidade policial para registrar o caso e relatar que havia sido expulsa de casa. O titular da unidade, delegado Reginaldo Cabral, disse que a mãe declarou que o homem é usuário de drogas. “Segundo ela, o filho trocou o botijão por entorpecentes”, falou o delegado.

Os policiais iniciaram as diligências e localizaram o suspeito em uma praça daquele município. Ele confessou os crimes e foi autuado no âmbito da violência doméstica. O agressor passou pelos exames de corpo de delito e está à disposição da Justiça.