Bahia / Nordeste

Bahia tem quase 6 mil focos de queimadas somente em setembro

Até o final da primeira quinzena de outubro não há previsão de chuva expressiva

Queimada na Bahia: mais de 2700 focos no ano

As queimadas no estado da Bahia tiveram um aumento de 258% em número de focos se comparado com 2020.

Em 2020, entre os dias 1 de janeiro até 23 de setembro, houve 2752 focos de queimadas detectados pelo satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Neste ano, esse valor de um saltou para 9851 focos.

Somente em setembro deste ano, entre os dias 1 e 24, foram 5828 focos. A Bahia é o estado com o maior número de focos de queimadas neste período.

Destes 5828 focos: 61,4% afetam o Cerrado baiano, 30,3% a Caatinga e 8,4% a Mata Atlântica. O oeste, norte e a Chapada da Diamantina são as regiões com os maiores focos. Ao menos, 170 bombeiros e brigadistas tentam controlar as chamas, com auxílio de 10 aeronaves, mas ainda insuficientes.

A ação humana é a grande responsável por essas queimadas, tão grandes e incontroláveis. A ação dos ventos infelizmente ajudam a espalhar ainda mais os focos de fogo.

Relatório do Inema-Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, mostra que os focos continuam abrangendo todo o estado da Bahia, sendo nos setores oeste e São Francisco, onde há maior concentração dos eventos, mantendo assim, toda esta área na categoria de densidade crítica.

Para reforçar o combate aos focos de incêndio na região Oeste da Bahia, o governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), encaminhou, na quinta-feira (23), duas aeronaves para o município de Buritirama.

Os dois aviões do modelo Air Tractor têm capacidade de armazenamento de dois mil litros de água cada. Com as oito do mesmo modelo que já estavam em combate, o governo do Estado soma um total de dez aeronaves disponibilizadas para atuar nas regiões Oeste, Norte e na Chapada Diamantina.

Em toda a operação do Programa Bahia sem Fogo, o governo já disponibilizou um efetivo de cento e setenta bombeiros militares, que estão atuando em 14 cidades atingidas pelo fogo.

“Novos focos aparecem a cada dia. Estamos com nossos bombeiros e brigadistas voluntários em várias frentes para combater todos os focos. Estamos com o tempo quente, clima seco e baixa umidade, o que propicia que as chamas se alastrem muito rapidamente”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.

A qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400.

Combate ao fogo

Foto: Secom
Bombeiro
Brigadista combate incêndio na Bahia

Diariamente, os bombeiros saem por volta das 5h e, na maioria das vezes, andam por alguns quilômetros para iniciar o trabalho de contenção das chamas. “Os combates em algumas localidades da Chapada são difíceis por conta do terreno ser muito íngreme e com fissuras no chão, o que torna o acesso bem mais difícil e perigoso, exigindo ainda mais esforço físico e cautela dos bombeiros militares e brigadistas voluntários”, ressaltou o major BM Murilo.

Pás, foices, mochilas costais, abafadores e sopradores são alguns dos equipamentos utilizados para a extinção das chamas. Os militares e brigadistas também percorrem todas as áreas atingidas e verificam o surgimento de possíveis novos focos. Pelo ar, e com a orientação e coordenadas enviadas pelos bombeiros militares no terreno, os pilotos das aeronaves também verificavam possíveis focos e realizavam o lançamento de água que auxilia no resfriamento para que o pessoal no terreno possa agir.

O monitoramento da área dura em torno de 72 horas, a depender das condições climáticas, do tipo de terreno e de outros fatores que influenciam o comportamento dos incêndios florestais.

Oeste - O combate ao fogo permanece ininterrupto em vários municípios do oeste da Bahia, uma das regiões mais afetadas. Em Barreiras, alguns pontos de reignição foram identificados e logo apagados. Também Em Luís Eduardo Magalhães os trabalhos não param. Acessos foram abertos ao redor de grandes áreas em chamas para evitar que o fogo se espalhasse para regiões habitadas. Aeronaves Air Tractor auxiliam as equipes em terra.

Uibaí - Na região de Irecê, as equipes do Governo do Estado conseguiram extinguir praticamente todos os focos de fogo, porém o monitoramento está mantido à procura por novos focos para evitar reignições.

O Cerrado e a Floresta Amazônica são os biomas mais afetados por queimadas no Brasil, mas a Caatinga é o bioma com maior crescimento de devastação. No ano passado foram 3768 focos contra 8697 deste ano, uma diferença de 130% (análise no intervalo de 01 de janeiro até 23 de setembro).

De acordo com os dados de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, a Amazônia já registrou 53.050 focos de queimadas desde o começo deste ano. O Cerrado ocupa a segunda posição quanto ao número de focos registrados, com 48.927 até o dia 23 de setembro.

Já a Caatinga surpreende devido ao aumento que teve com relação à 2020.Até o momento foram 8.607 focos, o que representa 132% a mais que o ano anterior.

Previsão do tempo

Até o final da primeira quinzena de outubro não há previsão de chuva expressiva no interior da Bahia, de acordo com previsões da Climatempo. Com o tempo seco, altas temperaturas, ventos moderados e baixa umidade do ar, este número de focos de queimadas aumenta ainda mais.

Ainda segundo a Climatempo, nos próximos dias, um corredor de umidade se formará entre o Sudeste e o Norte do Brasil e há previsão de chuva isolada em São Paulo, no Sul de Minas, em todos os estados do Centro-Oeste e em quase todos os do Norte, com exceção do Tocantins. Já no interior do Nordeste, a chuva demora um pouco para retornar.

Na região central, mesmo com possibilidade de chuva, as temperaturas seguem bem elevadas, passando facilmente dos 36ºC.

Na Bahia, para este sábado (25 de setembro), a previsão será de tempo estável em praticamente todo o estado da Bahia, Ou seja, tempo firme com poucas nuvens nas regiões Oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, Norte e Sudoeste. Municípios litorâneos terão uma maior cobertura de nuvens, sendo que as cidades costeiras das regiões Nordeste, Recôncavo e baixo Sul terão possibilidade de chuvas isoladas, sobretudo no período da madrugada e manhã.

No domingo, o tempo permanecerá estável e ensolarado em quase todo o estado da Bahia, sendo que, apenas as regiões do litoral Leste terão uma maior cobertura de nuvens e o dia com possibilidade de chuvas isoladas e de fraca intensidade, sobretudo os municípios litorâneos das regiões Nordeste e Recôncavo.

Para a segunda-feira, a tendência é de céu claro a sol entre nuvens e sem chuvas em quase todo o estado. Apenas os municípios litorâneos terão chances de chuvas periódicas no dia.