Música

Curta de Casa: Alice Caymmi revela a "serpente" que aperta e manipula

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Divulgação
Música
Alice Caymmi

Olá, este é o podcast Curta de Casa. E a gente começa ouvindo Alice Caymmi em “Serpente”, primeiro single do seu álbum de estúdio, que deve sair em outubro. “Serpente” fala sobre o aprisionamento que os padrões impõem a cada um. “Tudo que as pessoas esperam que você seja lhe enrola, aperta e manipula como uma serpente”, diz Alice Caymmi.

Veja
Alice Caymmi | Serpente

***

E a ordem aqui no Curta, hoje, é assumir como gíria baiana uma que aprendi com meu amigo, o embaixador da Rádio Nova da Língua Portuguesa, Antônio Cunha... Descontraia... Não é a nossa cara? Eu achei simplesmente sensacional!

***

A maior maratona competitiva de desenvolvimento de games do planeta está com inscrições abertas. Chamei Francisco Artur para contar mais pra gente.

Clique no Play (a partir de 1 minuto 38 segundos)

***

O Museu Transgênero de História e Arte - MUTHA e editora O Sexo da Palavra fazem uma live nesta sextafeira, 17 de setembro, às nove da noite, pelo Instagram, para apresentar o museu e o livro Transespécie/Transjardinagem. Mas se vc está ouvindo o Curta de Casa depois da live acontecer, não perca a oportunidade de conhecer o Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA). A reportagem é de Roberto Aguiar.

Clique no Play (a partir de 4 minutos 46 segundos)


Com a gente Roberto Aguiar, da Revista Sobrado. Acesse www.revistasobrado.com.br e fique sabendo só de coisas legais...

***

Liniker está bombando nas redes seu primeiro álbum solo "Índigo Borboleta Anil". Cheio de soul, R&B, hip-hop, samba, samba-rock , pagode, com letras carregadas de sentimentos e participações de Milton Nascimento e Tássia Reis. 

Veja
Liniker - Antes de Tudo

***

Vamos para Minas Gerais onde o Instituto Usiminas está com uma programação caprichada para celebrar a Primavera!! Diga aí, Rosana Andrade.

Clique no Play (a partir de 7 minutos 9 segundos)

***

Teatro Vivo em Casa estreou nova temporada. As apresentações são sempre aos sábados, às nove da noite, com reprise aos domingos, on line e gratuitas para todo o Brasil. Joyce Melo conta mais pra gente.

Clique no Play (a partir de 9 minutos 32 segundos)

***

Levanta da cadeira que agora a gente vai falar de samba! O Viola de Doze, grupo baiano de samba, que faz aquele sambão que bota todo mundo pra requebrar, lança no dia 19 de setembro, domingo, nas rádios do Brasil e nas plataformas digitais, o seu novo single de trabalho, que se chama “Patrimônio Samba de Roda”. Helon Neves falou mais pra gente.

Clique no Play (a partir de 11 minutos 34 segundos)

***

"Um Lugar Para Todo Mundo" é um filme sobre o direito da criança com deficiência estar na escola com todas as outras crianças. Com estreia na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o filme conta a jornada de um menino de 3 anos e revela uma realidade de discriminação, desinformação e violação dos direitos das crianças com deficiência. Na reportagem de Iven Vit.

Clique no Play (a partir de 13 minutos 33 segundos)

***

Apresentado e realizado pelo multi-instrumentista, compositor e produtor musical Luiz Brasil, e dirigido por Felipe Sabugosa, o programa Brasil de Todos os Ritmos celebra a diversidade e a riqueza sonora do nosso país em 10 episódios de 26 minutos cada. O primeiro programa vai ao ar nessa sexta-feira (17), às dez da noite, pelo canal Music Box Brazil, especializado em música brasileira, e falará sobre o baião. Nós batemos um papo com Luiz Brasil...

Clique no Play (a partir de 16 minutos 18 segundos)

Veja
Itamaracá | Luiz Brasil

***

O queridíssimo César Romero acaba de lançar livros de minicontos. Roberto Aguiar conta mais pra gente.

Clique no Play (a partir de 18 minutos 56 segundos)

***

Jornalista escreve bem, não é?... Tem de... e quando se aventura a fazer um livro, capricha. Conheça o primeiro livro infantil de Adriana Balsanelli “A Galinha Bira-Bira”, que ensina aos pequenos a importância de se conviver com as diferenças.

Clique no Play (a partir de 20 minutos 58 segundos)

***

single Pé de Elefante”, com Mallu Magalhães, faz parte do álbum “Esperança”, lançado em junho de 2021 e acaba de ganhar um clipe na página oficial do YouTube da artista. O vídeo gravado em São Paulo, foi filmado todo em branco e preto e contou com a participação performática da bailarina Barbara Elizei. A direção é da própria cantora. Muito legal, a música...

Veja
Mallu Magalhães - Pé de Elefante

***

Você já parou para pensar em como o mundo está mudando rapidamente e como os papéis sociais e os perfis profissionais também estão? Maíza Neville, 74 anos, e Fábio César Rocha, 49 anos, professores, especialistas em carreira, consultores e sócios fundadores da Damicos Consultoria, escreverem sobre o que significa neste panorama a presença de quem tem 50 anos ou mais. Na reportagem de Iven Vit.

Clique no Play (a partir de 23 minutos 13 segundos)

***

Vamos agora ao Ceará, onde uma trama cheia de emoções se desenrola, no livro "Lagoa Seca". Rosana Andrade traz mais detalhes.

Clique no Play (a partir de 26 minutos 36 segundos)

***

Continuamos por aqui mesmo, no nosso amado Nordeste, onde a beatmaker, DJ, percussionista, cantora e compositora paraibana Luana Flores anuncia o lançamento do seu primeiro EP, "Nordeste Futurista".

Clique no Play (a partir de 28 minutos 4 segundos)

Veja
Luana Flores - Nordeste Futurista