Segurança

Receita Federal apreende droga ainda desconhecida da ciência

A apreensão foi em Pinhais, região metropolitana de Curitiba

Agentes da Receita Federal encontraram, no último dia 26 de agosto, no Centro Internacional dos Correios, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, durante inspeção de rotina, 1,2 kg de uma substância amarela compactada e dividida em cinco volumes originários da Holanda. O destino seria a capital paulista.

O caso, porém, foi divulgado só no dia 13, após análise do Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo o resultado da análise, a droga foi identificada como "canabinoide sintético desconhecido", por ainda não constar na literatura científica.

A droga foi descoberta após passar pelo aparelho de scanner e em seguida ter sido farejada pelos cães de faro que estavam no local.

Em seguida, o material foi encaminhado para ser analisado pelos especialistas.

A Receita Federal divulgou, por meio da assessoria, o laudo do laboratório.

"A análise exaustiva dos dados de RMN obtidos para a amostra e a comparação destes com a literatura, permitiu concluir que se trata de uma substância da classe dos canabinoides sintéticos. Além disso, os dados permitiram concluir que se trata de um novo canabinoide sintético, ainda não descrito na literatura", concluiu.

Cocaína para Lisboa

Na segunda-feira (13) a Polícia Federal prendeu, em flagrante, uma mulher de 21 anos, transportando cerca de 4 kg cocaína no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

A passageira, de nacionalidade portuguesa, pretendia embarcar para Lisboa, em Portugal, em um voo internacional com *conexão em Paris, na França. Os policiais federais, após fiscalização no pórtico, identificaram a droga oculta em cinta modeladora junto ao corpo da estrangeira.

A presa foi encaminhada à Polícia Federal, para lavratura do Auto de Prisão em Flagrante. Ela poderá ser responsabilizada pelo crime de tráfico internacional de drogas, cuja pena pode chegar até 15 anos de reclusão.

Ainda na segunda-feira, policiais federais, policiais militares do BPFron e militares da Marinha, no âmbito do Programa VIGIA, realizavam patrulhamento no rio Paraná, quando identificaram uma embarcação fazendo o trajeto Paraguai - Brasil.

A embarcação, que se dirigiu a uma localidade costumeiramente utilizada por traficantes e contrabandistas, foi abordada pelos policiais, que encontraram diversos volumes de entorpecentes.

No domingo (12),. A Polícia Federal, com apoio da PM Rodoviária de SP, prendeu um homem que transportava 202 quilos de droga.

A operação teve início na manhã de domingo (12/9), com o compartilhamento de informações e realização de diversas diligências em rodovias do Estado de São Paulo.

Um caminhão, com placas de Campo Grande, foi abordado no município de Adamantina/SP. Durante as buscas realizadas no veículo, foram encontrados 202 quilos de substância com características de cloridrato de cocaína em tabletes ocultos dentro dos pneus do caminhão.

O condutor foi conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Marília/SP, onde foi autuado em flagrante pelo crime previsto no art. 33 da Lei 11.343/2006 (Lei de drogas), com pena aumentada pela interestadualidade do delito.