Música / Televisão

Multi-instrumentista baiano lança programa de TV sobre a música brasileira

'Em Brasil de Todos os Ritmos' Luiz Brasil percorre o País para falar de baião, bossa nova, choro, chula entre outros

Foto: Bernardo Pand
Música
Brasil de Todos os Ritmos

Apresentado e realizado pelo multi-instrumentista, compositor e produtor musical Luiz Brasil, e dirigido por Felipe Sabugosa, o programa Brasil de Todos os Ritmos celebra a diversidade e a riqueza sonora do nosso país em 10 episódios de 26 minutos cada.

O primeiro programa Brasil de Todos os Ritmos celebra a diversidade e a riqueza sonora do nosso país em 10 episódios de 26 minutos cada. O primeiro programa vai ao ar nessa sexta-feira (17), às 22h, pelo canal Music Box Brazil, especializado em música brasileira,  e falará sobre o baião.

Gravado em Arcoverde, no Sertão de Moxotó, em Pernambuco, e no Rio de Janeiro, o Brasil de Todos os Ritmos – Baião, mostra Luiz Brasil entrevistando e tocando em Pernambuco com Mestre Luiz Paixão (rabequeiro de Condado), Banda de Pife de São Sebastião, Dão do Pife (diretor da banda mestre e artesão de Pífanos) e Lula Moreira (tocador de caixa e diretor da banda).

Já no Rio de Janeiro Luiz Brasil se encontra com Carlos Malta e a banda Pife Moderno (Carlos Malta, Bernardo Aguiar, Durval da Zabumba) e com o Quarteto de Bessler, de cordas (Bernardo Bessler, Christine Springel, Priscila Ratto e Marcus Ribeiro) que interpreta a  música “No Sertão de Luiz”, de Luiz Brasil,  especialmente composta para o seriado. E fechando o episódio, Luiz Brasil, Carlos Malta e Pife Moderno tocam “Tupyzinho” de Carlos Malta.

Mais nove passeios pela música brasileira - A cada edição do programa, que irá ao ar sempre às sextas-feiras, às 22h, pelo canal Music Box Brazil, Luiz Brasil e seus convidados promovem uma swingada viagem pelas claves rítmicas que formam o extraordinário universo musical brasileiro.

Depois do baião, virão os episódios sobre bossa nova, choro, chula, ciranda, ijexá, maracatu, marcha rancho, samba de coco e samba reggae.

Luiz Brasil conversa com alguns convidados pra lá de especiais e que dispensam apresentações. Entre elas e eles estão Gilberto Gil, Lazzo Matumbi, Margareth Menezes, Roberto Menescal, Jussara Silveira, Lia de Itamaracá, Jorge Mautner, Gerônimo, Cristóvão Bastos, além do historiador Pedro Paulo Malta.

O programa conta ainda com participações luxuosas como as de Mario Pam e Vovô, do Ilê Ayê, do grupo Samba Chula de São Brás, de Santo Amaro e mestre Memeu, todos da Bahia; mestre Cícero Gomes e Cacau Arcoverde, de Pernambuco; Severina Baracho, de Itamaracá, também em Pernambuco, e muitas mestras e mestres da cultura musical popular.

E do começo ao fim, de um toque ao outro, Brasil de Todos os Rimos oferece sempre uma trilha sonora de qualidade para os seus ouvidos.

A cada edição, Luiz Brasil compartilha a execução de grandes obras musicais com instrumentistas convidados, a exemplo do Quarteto Bessler, dos percussionistas baianos Gabi Guedes, Josino Eduardo (Dú) e Giba Conceição, das cantoras Lia Sabugosa, Thaís Motta e Área Martins e muito mais gente talentosa desse Brasil cheio de sons.

Brasil de Todos os Ritmos é uma produção da Luiz Brasil Produções em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual e a ANCINE – Agência Nacional do Cinema.

 

Onde assistir Brasil de Todos os Rimos:

Claro: 123, Claro HD: 623, OI TV: 145, Vivo HD: 637, SIM TV (TV CIDADE, CABLE BAHIA, MULTICABO): 98, CTBC – IMAGE TELECOM: 302, VCB/VIA CABO/STV: 92,
CABLE BAHIA: 98, LINSAT: 59, TV A CABO SÃO BENTO (SSTV): 50, TV CARATINGA: 154, TV SP2: 70, CABO NATAL: 602, TC VIDADE – IM TV: 98, BOA VISTA CABO: 330, MULTIMÍDIA: 66, VSAT: 86, BRISANET: 132, SUMICITY TV: 118, TCM: 213.