Comportamento / Mundo

Mundo tem mais de 55 milhões de pessoas vivendo com demência

Novo relatório da OMS alerta que número de pacientes poderá aumentar cerca de 40% até 2030

Foto: Pixabay.com/Creative Commons
Idoso
OMS defende aumento da consciência sobre a demência como parte de um plano de ação global

A Organização Mundial da Saúde, OMS, calcula que mais de 55 milhões de pessoas vivam atualmente com a demência. 

Esta quinta-feira, a agência da ONU lançou o primeiro relatório sobre a resposta da saúde pública desde a publicação do Plano de Ação Global para a Demência da OMS, há quatro anos.  

Pesquisa 

Mais de 60% dos pacientes vivem em países de rendas baixa e média, segundo o documento que ressalta a prevalência e os custos.

De acordo com a agência, o número de doentes deverá aumentar para 78 milhões até o fim desta década. 

A nova publicação destaca progressos e desafios em áreas como diagnóstico, tratamento, apoio aos cuidadores, bem como na pesquisa e na inovação. 

Auxiliar pessoas que trabalham em comunidades em ações como planejar, implementar e avaliar programas de incentivo aos pacientes têm merecido a atenção da OMS. Uma das metas é integrar a demência a outras iniciativas. 

Recursos 

Em plena Década do Envelhecimento Saudável das Nações Unidas, o objetivo é proporcionar ambientes agradáveis e amistosos ??aos idosos com recursos como o recente kit de ferramentas. 

A OMS quer favorecer a criação de uma sociedade inclusiva para pessoas vivendo com demência e aumentar a consciência sobre o problema como parte do plano de ação global sobre a resposta da saúde pública à demência 2017-2025.  

Para a agência, entender melhor a demência ajuda a levar a comunidades onde as pessoas com a condição possam viver com qualidade significativa, segurança e dignidade.