Cidade / Música

Curta de Casa: como levar a comida de 32 botecos para sua mesa

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Rômulo Portela
Carne de sol suina, servida com cenoura chips temperada e molho parmesão, no Bar Lagoa dos Frades

Este é o podcast Curta de Casa. E vamos nessa que há  muita coisa boa acontecendo.

Eu começo falando da live/show “Todas as Bossas”, do queridíssimo Paulinho Boca, que acontece neste sábado, às oito  da noite, no YouTube e no Facebook de Paulinho Boca de Cantor. Ele contou tudo pra gente...

No vídeo
Paulinho Boca de Cantor - Estrada do Sol 

***

E começou o Comida di Buteco! Depois de quatro adiamentos em função da pandemia, até o dia 29 de agosto acontece o concurso Comida di Buteco, em sua 13ª edição. pela primeira vez em sua história, com foco no delivery! Participarão 32 butecos, que desenvolveram receitas de petiscos com o tema: Raízes.

Rosana Andrade foi conferir.

Clique no Play para ouvir sobre o Comida di Buteco (a partir de 2 minutos 27 segundos)

***

E falando em comida boa, um dos locais de Salvador onde você encontra a maior variedade e muito lugar bom para comer é o Centro Histórico, que está reabrindo seus muitos estabelecimentos, porque tem tanta coisa pra ver e viver.

Laís Matos foi dar um rolê por lá.

Clique no Play para ouvir sobre o Centro Histórico (a partir de 4 minutos 26 segundos)

***

Centro Histórico, Pelourinho...lembro logo de reggae, a música e a farra. Por isso a gente vira ouvindo Márcia Castro cantar "Malandrinha", de Edson Gomes. Uma delícia! Com direito a videoclipe!

No vídeo
Márcia Castro | Malandrinha

***

31 de julho é dia de aniversário do Teatro Vila Velha. E para celebrar os 57 anos de um dos mais atuantes centros de formação, criação e difusão das artes cênicas no Brasil, o teatro lança uma programação intensa e diversa.

Com Roberto Aguiar, que está de volta!

Clique no Play para ouvir sobre o Teatro Vila Velha (a partir de 7 minutos 28 segundos)

***

E continuamos em cima dos palcos. Estreia no dia 5 de agosto, às sete da noite, de forma virtual, o espetáculo “A Filha da Monga”, que celebra os 30 anos de carreira da atriz Zeca de Abreu. Com texto e direção de Luiz Marfuz, a peça vai ao ar pelo canal do SESC Bahia no Youtube.

Iven Vit conta mais.

Clique no Play para ouvir sobre A Filha da Monga (a partir de 11 minutos 39 segundos)

***

Artistas e técnicos das artes que atuam em Salvador lançam no dia dois de agosto o Instituto Forte. Bonito nome, em especial para estes dias...

Na reportagem de Rosana Andrade.

Clique no Play para ouvir sobre o Instituto Forte Bonito (a partir de 14 minutos 13 segundos)

***

Entre intensidade e leveza, surge “Azul”, primeiro EP de Melly, que acaba de ser lançado nas plataformas digitais.

Saiba mais com Joyce Melo.

Clique no Play para ouvir sobre o EP de Melly (a partir de 16 minutos 19 segundos)

No vídeo
Melly | Azul

***

Fazer moda no Brasil não é para os fracos. Fazer moda na Bahia então, só para quem é muito apaixonado, talentoso, tem alma de artista, é determinado. Isso tudo e muito mais Luciana Galeão tem de sobra. Agora ela celebra 25 anos fazendo moda. Além de dar os parabéns e de um grande beijo, nós fomos conversar com ela.

Clique no Play para ouvir sobre a moda de Luciana Galeão (a partir de 18 minutos 15 segundos)

***

E um livro super bonito celebra a relação entre roupa e arte. É Entre, de Alexandre Guimarães, que oferece a possibilidade de refletir sobre como, onde e por quê uma indumentária aciona processos criativos.

Clique no Play para ouvir sobre o livro de Alexandre Guimarães (a partir de 21 minutos 4 segundos)

***

Não é de hoje que o DJ e produtor inglês Paul Rose (aka Scuba) explora sonoridades que atravessam gêneros, misturando com habilidade elementos e atmosferas. Seu novo projeto é uma parceria com o cantor DOMiNii, vocalista e produtor baseado em Londres. Assim, nasce o álbum Diivorce, lançado mundialmente.

***

E atenção, muita atenção!  O Balé Folclórico da Bahia é um dos patrimônios da nossa cultura e precisa de nossa ajuda. Com apresentações suspensas desde março do ano passado, o grupo abriu nova campanha colaborativa.

Nosso querido Vavá Botelho, diretor do Balé, falou com a gente.

Clique no Play para ouvir Vavá Botelho (a partir de 23 minutos 54 segundos)

***

Ele já fez uma brilhante administração no Irdeb, que abriga a Rádio Educadora e a TVE Bahia, agora está à frente do MAM – nosso Museu de Arte Moderna. Pola Ribeiro falou ao Curta de Casa.

Saiba mais com Pedro Moraes.

Clique no Play para ouvir Pola Ribeiro (a partir de 25 minutos 26 segundos)

***

E começa a temporada 2021 da JAM no MAM, ainda virtual, mas com a mesma energia. Diga aí, Iven Vit!

Clique no Play para ouvir sobre o JAM no MAM (a partir de 26 minutos 55 segundos)

***

Ele fará sua primeira aparição pública neste sábado, 31 de julho! Ele é o Capitão Fantástico, que revelará ao mundo a existência de um super-herói 100% soteropolitano.

Francisco Artur conta tudo!

Clique no Play para ouvir sobre o Capitão Fantástico (a partir de 28 minutos 54 segundos)

***

Continuando no mundo ao audiovisual, a Todos os Cantos Filmes disponibiliza gratuitamente a partir deste sábado (31) o curta Parquinho, que apresenta o olhar das crianças sobre a pandemia.

Clique no Play para ouvir sobre o curta Parquinho (a partir de 31 minutos 50 segundos)

***

Para encerrar o Curta de Casa de hoje a gente apresenta o ajuntamento musical baiano Cabokaji, que lança o projeto Original Caboks, que conta com o lançamento do primeiro álbum inédito do grupo – com título a ser definido - e vai realizar turnê por quatro estados nordestinos caboclos, passando por Salvador, Aracaju , Olinda e Maceió.

Ouça
Cabôkaji