Cidade / Política

Regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial vai ser discutido em agosto

Prefeitura promove audiências públicas para discutir Estatuto da Igualdade Racial

Foto: Nappy.com/Creative Coomnons

O Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN), órgão colegiado vinculado à Secretaria Municipal da Reparação (Semur), vai promover uma série de audiências públicas para debater a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa da cidade de Salvador.

Para participar das audiências públicas, o interessado deve preencher o formulário e identificar a área temática de interesse por meio do link https://docs.google.com/forms/d/1gHkhT6kE7-33e2PvMSPf1DfrbN_ffqM1Pp_U0O7MyiI/viewform?edit_requested=true .

Os encontros estão previstos para acontecer a partir do dia 19 de agosto, por meio de uma plataforma virtual. No entanto, a sociedade civil já pode encaminhar as propostas para complementar o texto da Minuta da Regulamentação do Estatuto até a próxima segunda-feira (2), exclusivamente pelo e-mail cmcn.estatuto @gmail. com.

O presidente do CMCN, Evilásio Rebouças, destaca que o estatuto é um instrumento que consolida a luta da população negra, através do Movimento Negro, por direitos e por uma sociedade livre de preconceito.

Ele ressalta, ainda, que o regulamento irá estabelecer ações afirmativas permanentes para o combate da desigualdade racial e para a promoção da igualdade de oportunidades.

“A expectativa é que haja uma grande participação da população, principalmente das entidades da sociedade civil, que vem lutando durante todos esses anos para criação da lei e por políticas públicas, que é um conjunto de demandas das instituições, das pessoas e dos grupos que vêm lutando pela melhoria da qualidade de vida da população negra de Salvador”, pontuou Rebouças.

Programação

- Quinta-feira (19/8):

Manhã – Direito à Vida e à Saúde

Tarde – Comunicação Social

- Sexta-feira (20/8):

Manhã – Direito à Educação

Tarde – Direito ao Esporte e Lazer

- Segunda-feira (23/8):

Manhã – Direitos das Mulheres Negras

Tarde – Juventude Negra

- Terça-feira (24/8):

Manhã – Direito à Cultura

Tarde – Trabalho, Emprego e Geração de Renda

- Quarta-feira (25/8):

Manhã – Acesso à Terra e Moradia Adequada

Tarde – Direito de Acesso a Serviços Públicos e o Combate ao Racismo Institucional

- Quinta-feira (26/8):

Manhã - Sistema Municipal de Promoção da Igualdade Racial - SISMUPIR

Tarde - Financiamento das Iniciativas de Promoção da Igualdade Racial

- Sexta-feira (27/8):

Manhã - Defesa da Liberdade Religiosa e Combate ao Racismo e a Intolerância Religiosa