Livros

"Meu sonho me contou" fala da importância de se priorizar

A autora carioca Camila Haik comenta a importância do amor próprio

Divulgação

história começa quando a carioca conhece Miguel, um marinheiro que se aventura pela imensidão do mar e pelas ondas do Rio de Janeiro

O enredo relaciona momentos comuns da rotina com reflexões sobre a vida e os sentimentos. Na narrativa, o leitor é quase personagem, uma espécie de ouvinte dos desabafos e conselhos de Camila, enquanto a instigante história de amor se desenrola.

Em entrevista, a autora conta detalhes da produção da obra e traz reflexões sobre a vida e a forma de enxergar o próximo, além de comentar os motivos que a fizeram escolher os temas abordados no enredo. Confira:

Por que você decidiu entre tantos gêneros escrever este? Teve algum escritor ou escritora como inspiração?

Decidi escrever nesse gênero porque foi o que fluiu para mim. Eu sonhei, acordei e escrevi. Foi o que eu senti mesmo. Quanto à inspiração, acredito que tenha sido a Rupi Kaur, que me inspira a escrever com o coração.

Quando e como surgiu sua paixão pela escrita?

Minha paixão pela escrita surgiu desde que aprendi a escrever. Comecei escrevendo música, depois fui para a poesia e tudo fluiu para os textos. Um grande incentivador da minha carreira de escritora foi o Tumblr. Amava publicar meus textos lá!

Quais são os desafios de ser escritor(a) no Brasil?

O reconhecimento. As pessoas, infelizmente, não se interessam por autores nacionais, porque pensam que são ruins. Então penso que o maior desafio do escritor nacional é o reconhecimento, é fazer todo mundo ler e valorizar o seu trabalho. No Brasil, a cultura é desvalorizada. Precisamos mudar isso!

Como surgiu a inspiração para criar este livro? Qual foi a motivação?

Foi um sonho! Eu sonhei, acordei e escrevi. E a motivação foi a história. Achei lindo como a minha imaginação fluiu enquanto eu escrevia. O desejo de contar essa aventura para o mundo foi a minha maior inspiração. O nome, "meu sonho me contou", vem daí.

“Meu sonho me contou” fala muito de amor-próprio. Qual a importância de abordar o tema?

É importante porque nós não somo ensinados a isso. Ninguém nos conta que, para amar o outro, a gente precisa primeiro amar a gente. Tudo nos condiciona a anular os nossos desejos, as nossas vontades, os nossos sonhos, enfim, para beneficiar o outro. E isso não é bom, né? Falar sobre amor-próprio é falar sobre verdade, sobre autoestima, sobre confiança. É acreditar em quem a gente é e batalhar todos os dias para ser a nossa melhor versão. Não é sobre se olhar no espelho e se achar incrível; é se achar incrível e ter certeza de que é incrível independente dele.

A protagonista também se chama Camila. Ela foi inspirada nas suas próprias vivências?

Sim! Muito do que a Camila vive, eu já vivi. Ela é eu em outro universo, eu acho. Quase que um "Camilaverso". Hahaha!

Você fez alguma pesquisa para escrever o livro, qual? Quanto tempo levou para escrevê-lo?

Não fiz pesquisa, porque tudo foi muito baseado nas minhas experiências. Quase como uma vida de pesquisa. E eu levei duas semanas! Socorro! Foi tudo muito rápido e o processo foi especial demais.

Você escreveu essa obra pensando em qual público-leitor?

Jovem-adulto. São pessoas que estão à procura de se apaixonar por elas mesmas.

Além desse lançamento, você pretende publicar outros livros ou uma continuação para a história?

Pretendo publicar outros livros, sim! Inclusive, já estou escrevendo outros. Quanto a continuação para a história, digo que sim, terá outro livro relacionado a "meu sonho me contou", mas não vai ser bem uma continuação… Precisa ler para entender.

Ficha técnica: 

Título: Meu Sonho Me Contou 
Autora: Camila Haik  
ISBN: 978-65-00-21266-2 
Páginas: 204 
Formato: 14x21 cm  
Preço: R$ 37,97 e R$ 9,90 (eBook) 
Links de venda: Uiclap e Amazo