Bahia / Nordeste

Bahia registra quarto tremor de terra em julho (foram 6 em junho)

O evento foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira, operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN. 

Um tremor de terra de magnitude preliminar 2.0 mR (magnitude regional brasileira), considerada baixa, foi registrado no município de Curaçá, no estado da Bahia, às 14h17 deste domingo (25 de julho).

É o quarto tremor registrado no Estado, em julho. O último foi no dia 10, no município de Jacobina, e teve magnitude calculada em 2.3 mR.

No dia 6 de julho, houve outro tremor de magnitude 1.6 mR em Várzea da Roça e no dia 1º um sismo de magnitude 1.8 mR também em Curaça.

Em junho, o estado da Bahia registrou seis eventos sísmicos.

A ocorrência desses sismos de baixa magnitude é normal e as causas são naturais, ou seja, muito provavelmente resultam da acomodação das falhas geológicas existentes na placa sul-americana sobre a qual está o Brasil.

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país.

As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON).

A RSBR conta ainda com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).